sábado, 31 de agosto de 2019

Qual o preço da evolução

Eu já me lesionei várias vezes andando de skate e hoje em dia aprendi a não me machucar, ou pelo menos a me machucar muito menos, muito pela preparação física específica para andar e outra pela minha mudança de comportamento.
É provável que a maior parte das lesões no skate, tirando os traumas diretos, aconteça por sobrecarga no corpo, e as partes mais afetadas são músculos, tendões e articulações dos membros inferiores. Isso muitas vezes acontece porque você passa do ponto durante as sessões andando de skate como se não houvesse amanhã. O corpo até envia alguns sinais para avisar que está no limite, como fadiga e dores musculares excessivas; por isso, você não pode ignorar um dos princípios básicos para prevenir lesões, que é reconhecer e respeitar os limites do corpo.
A condição emocional de alguns skatistas também pode estar relacionada com um número maior de lesões, já que existem pessoas mais competitivas, com ímpeto maior e uma necessidade maior de se superar. E também não é raro que pessoas com esse perfil não tenham paciência para respeitar o tempo adequado para se recuperar de uma eventual lesão; acabam voltando a andar antes do tempo e às vezes conseguem uma lesão ainda mais grave, aumentando o tempo de afastamento. Alguns até respeitam o período de recuperação, mas voltam querendo tirar o atraso das manobras e retomar logo o nível de skate antes da lesão, exagerando na intensidade das sessões e principalmente no nível das manobras. Fuja desse círculo vicioso!
Se você, nesse exato momento, está pensando em como voltar a andar depois de um período afastado por causa de uma lesão, a dica é primeiro receber alta médica e do fisioterapeuta que realizaram seu tratamento, melhorar seu condicionamento físico com treinos específicos ou não, voltar a andar de skate gradativamente, remar, fazer um solo, ganhar confiança para depois querer subir o nível das manobras.
A evolução no skate tem um preço alto, mas ele não pode te tirar sempre de cima do carrinho, respeite seu corpo, respeite seus limites e busque sua evolução subindo um degrau de cada vez.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: