sábado, 23 de julho de 2016

Benefícios do V´Up para os skatistas

A grande maioria dos skatistas já sabem que o core é uma das áreas mais utilizadas para se andar de skate (se você ainda não sabe clique aqui http://www.skatesaude.com.br/2012/06/os-musculos-do-core-e-o-skate.html ), tanto na execução de manobras, como para simplesmente se manter equilibrando sobre o skate.
Hoje falaremos sobre um exercício simples que trabalha ambos os músculos abdominais superiores e inferiores ao mesmo tempo, e também pode fortalecer a parte inferior das costas, se realizada corretamente, o V Up's ou popularmente conhecido como abdominal canivete.
Você não precisa de nenhum equipamento para realizar este exercício,apenas um pouco de espaço. A execução do movimento é simples basta deitar no chão com a parte inferior das costas apoiada no solo com os braços e pernas extendidos. A parte de trás dos ombros deve tocar o chão e as palmas das mãos viradas do teto, com os pés unidos e a ponta deles voltadas para o teto.
Em um movimento conjunto levantar as pernas para cima mantendo as em linha reta e levantar a parte superior do corpo do chão com os braços extendidos tentando fazer com que a ponta dos dedos toque no pé. Mantenha sempre o abdómen contraído e tente realizar o movimento em apneia, quanto às mãos tocarem os pés lentamente volte o corpo para a posição inicial.
Apesar de fácil este movimento é bem completo e trabalho o músculos reto abdominal, transverso abdominal, oblíquos, isquiotibiais e quadríceps. Um simples exercício pode trazer grandes benefícios na hora de andar de skate e para sua qualidade de vida.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Tiago Lemos o "Guerreiro"

No próximo dia 22 de Julho acontece no Dew Tour Long Beach mais um marco do skate brasileiro. Trata-se da premier do vídeo "Guerreiro", que conta a história de um dos maiores nomes do skate mundial na atualidade, o brasileiro Tiago Lemos.
Depois de uma participação mais que especial em um dos melhores vídeos de skate já produzidos até hoje o We Are Blood, Tiago mostra sua trajetória no skate desde o início em sua cidade natal que é mais conhecida por seu rodeio do que qualquer outra coisa.
Filmado em Jaguariúna, São Paulo, Los Angeles e Long Beach, o filme contém imagens de arquivo nunca antes vistas e entrevistas com a família e amigos de Tiago contando sobre seu início e evolução no skate até a realização do sonho de se tornar skatista profissional no dia do seu aniversário.
Guerreiro conta a história do skatista profissional Tiago Lemos que com apenas 25 anos já fez uma marca no skate maior do que ele mesmo pode perceber.
Fiquem ligados em nossas redes sociais que em breve vamos mostrar todas as novidades do lançamento do vídeo e a partir do dia 23 já será liberado para streaming.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Importancia do abdominal crunch no skate

A grande maioria dos skatistas já sabem que o core é uma das áreas mais utilizadas para se andar de skate (se você ainda não sabe clique aqui http://www.skatesaude.com.br/2012/06/os-musculos-do-core-e-o-skate.html ), tanto na execução de manobras, como para simplesmente se manter equilibrando sobre o skate.
Hoje falaremos sobre um exercício simples que pode ser realizado em qualquer lugar e que trás muitos benefícios para o skatista, o abdominal crunch. O abdominal crunch popularmente chamado de abdominal remador além de exigir muito da musculatura do core também trabalha de forma integrada a movimentação entre membros inferiores e superiores o que é excelente para a melhora da coordenação motora.
Sua execução é simples, basta posicionar o corpo em decúbito dorsal, com o quadril, ombros e membros inferiores estendidos. Após isso realize uma flexão de tronco junto de uma flexão de quadril com os braços contornando as pernas que ficarão flexionadas e volte para a posição inicial, repetindo o movimento.
Além da importância na melhora da performance o fortalecimento do core é importante na prevenção de lesões em especial da coluna.Para que sua coluna não fique sobrecarregada com o peso do corpo, o fortalecimento abdominal ajuda a manter o equilíbrio do corpo e do tronco evitando assim a desestabilização durante a execução das manobras. Com isso, o abdómen bem fortalecido ajuda a manter a postura ereta do seu corpo sem sacrificar o resto do organismo, reduzindo o risco de lesões, além de ajudar na economia de energia durante as sessões de skate.
Um simples exercício pode trazer grandes benefícios na hora de andar de skate e para sua qualidade de vida.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Subcondroplastia e a sua importancia nas lesões no skate

As lesões cartilaginosas são hoje o grande desafio da medicina esportiva moderna e, infelizmente afastam provisória ou definitivamente indivíduos do skate e de outras atividades físicas.
A lesão da cartilagem (ou lesão condral) pode ocorrer por um trauma como contusão, queda de altura ou entorse. Uma vez lesada, há deterioração deste tecido, que perde a sua regularidade e plasticidade em variados gradientes. Estes estágios de alteração da integridade da cartilagem, vão desde o simples amolecimento, passando pela fissuração e fibrilação, até ao seu descolamento completo do osso subjacente, com desenvolvimento de verdadeiras crateras de dimensões variáveis, por vezes com alguns centímetros quadrados de superfície. E o resultado disso é a dor, que pode ser desencadeada durante as sessões de skate ou pode progredir para atividades de vida diária.
Uma característica importante da cartilagem é que, ao contrário de tecidos bem vascularizados, tem baixíssimo poder de cicatrização (baixo turn over) por ser um tecido avascular (sem vasos sanguíneos) e, uma vez lesado, degenera e causa sintomas, muitas vezes afastando definitivamente o indivíduo do skate.
Apesar da maioria dos procedimentos estarem ligados a taxas razoavelmente boas de sucesso, os resultados insatisfatórios levaram ao aumento de estudos sobre a lesão cartilaginosa, levando-se à conclusão de que, muitas vezes, a dor vem nao somente da lesão cartilaginosa em si, mas também do osso logo abaixo dela, denominado “osso subcondral”.
Ou seja, o tecido ósseo torna-se sobrecarregado e incha, resultando no que os ortopedistas chamam de edema ósseo. Esta lesão é facilmente vista em imagens de ressonância magnética.Tendo este conceito em mente, o procedimento denominado subcondroplastia foi recentemente desenvolvido visando o preenchimento desta lesão óssea, para que haja cicatrização do leito ósseo logo abaixo do defeito cartilaginoso.
Apesar de ser relativamente nova, resultados de estudos são encorajadores entrando no arsenal do tratamento das lesões cartilaginosas, facilitando o retorno ao skate. Esta é mais uma alternativa para os skatistas que sofreram algum tipo de lesão na cartilagem e agora podem voltar a andar de skate com tranquilidade após este procedimento e as sessões de fisioterapia.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

A importancia das vitaminas no skate

A grande maioria dos skatistas não se preocupa com uma das principais formas de manter o corpo sempre pronto para uma atividade física de auto impacto como o skate, a alimentação, e por conta disso muitas vezes não tem a performance esperada e também deixam o corpo mais suscetível a lesões.
Um dos principais problemas de não se alimentar corretamente é a falta de ingestão das vitaminas. As vitaminas e os minerais, que são classificados como micronutrientes, desempenham funções muito importantes no nosso organismo. Elas participam diretamente na produção de energia, na saúde óssea, na síntese de hemoglobina sanguínea, na manutenção do funcionamento adequado do sistema imune e na proteção do corpo contra os danos oxidativos. Além disto, elas atuam ajudando na síntese e no reparo do tecido muscular decorrentes do exercício físico como o skate e de lesões.
As sessões de skate acabam estressando diversas vias metabólicas que necessitam destes nutrientes e com isso acarretam adaptações bioquímicas nos músculos que podem aumentar a demanda das vitaminas e dos minerais. Assim, o organismo do skatista necessita de uma maior ingestão de micronutrientes para suprir suas necessidades musculares, sendo que aqueles que não tem uma dieta balanceada tem um risco maior de apresentar deficiência destes nutrientes.
As principais vitaminais e minerais que devem ser consumidas são as Vitaminas do Complexo B (Tiamina, Riboflavina, Niacina, Piridoxina, Ácido pantotênico, Biotina, Ácido Fólico, Vitamina B12) que tem duas principais funções relacionadas com a atividade física. Boa parte delas está envolvida na produção de energia durante a atividade, ao passo que a vitamina B12 e o ácido fólico são importantes na produção de células vermelhas sanguíneas, síntese de proteínas e reparo de tecidos. Já a Vitamina tem extrema importância para a adequada absorção de cálcio, na regulação dos níveis plasmáticos de fósforo e na manutenção da saúde óssea. O sol participa diretamente na sua síntese a partir de seus raios ultravioletas.
Os Antioxidantes (Vitaminas C, E, β-Caroteno)tem um importante papel no organismo protegendo as membranas das células de danos oxidativos. Existem algumas evidências afirmando que a vitamina E pode diminuir o dano celular e melhorar a recuperação, no entanto, ainda são dados controversos. A ingestão excessiva de antioxidantes pode ser prejudicial, já que isto pode gerar um efeito pró-oxidante, que tem efeitos negativos sobre o corpo.
Já o Cálcio é extremamente importante para o crescimento, manutenção e reparo do tecido ósseo, na contração muscular e na condução neural. Uma dieta pobre em cálcio pode levar a diminuição na densidade mineral óssea e fraturas por estresse.
O Ferro é utilizado principalmente para a formação de proteínas que transportam oxigênio (hemoglobina e mioglobina) e de enzimas que participam na produção de energia. Essas proteínas carregadoras de oxigênio são de extrema importância para exercícios aeróbios, como a corrida, e também para o correto funcionamento da função neural, comportamental e imunológica.
Já o Zinco exerce importante função no crescimento e no reparo muscular, na produção de energia e no sistema imunológico. Os níveis de zinco no organismo estão relacionados diretamente com hormônios da tireóide, no metabolismo e no uso das proteínas, o que pode trazer malefícios para a saúde e no rendimento esportivo, caso estejam desequilibrados. É necessário atenção para a ingestão de alguns suplementos de zinco, cuja dosagem excede as quantidades necessárias e pode levar a uma redução do colesterol HDL (bom colesterol) e interferir na absorção de outros nutrientes como ferro e cobre.
Para fechar o Sódio, Cloreto e Potássio são íons que tem papel fundamental na homeostase, ou seja, o equilíbrio do corpo. Suas concentrações ideais previnem que quantidades de água muito elevadas entrem ou saiam das células por meio da osmose, evitando assim, que uma célula desidrate por escassez de líquidos, ou “exploda” por acumulo excessivo de água. Estes nutrientes também tem grande importância no transporte de impulsos elétricos, que são gerados e propagados pelo movimento controlado destes íons através das membranas celulares. Quando suamos andando de skate, temos perdas consideráveis de eletrólitos e é de fundamental importância que suplementemos estas perdas, seja com bebidas isotônicas ou pela alimentação.
A Suplementação destes nutrientes pode se tornar necessária para aqueles que praticam atividades intensas como o skate e não conseguem se alimentar corretamente.
Para ter uma dieta ideal para o seu organismo ou fazer uso de qualquer suplemento alimentar consulte sempre um nutricionista ou um médico responsável. Seu corpo é sua principal ferramenta para andar de skate por isso sempre cuide dele da melhor forma possível.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.