sábado, 13 de agosto de 2016

A espondiloartrose no skate

O desgaste ao corpo com o passar dos anos andando de skate somado a maus hábitos é notório em alguns skatistas. Um dos locais que mais sofre com esta ação do tempo é a coluna vertebral.
Hoje falaremos sobre a espondiloartrose que vem afetando skatista mais velhos. A espondiloartrose é um tipo de artrose que causa uma série de alterações na coluna lombar, cervical ou dorsal, afetando os ossos, ligamentos, disco intervertebral e nervos, o que provoca dor e, muitas vezes, é incapacitante.
Na espondiloartrose, o disco intervertebral pode ficar deformado causando uma hérnia de disco e, além disso, os ligamentos da coluna ficam frouxos, gerando sintomas típicos da doença que são dores nas costas, que piora com movimentos e tende a melhorar com o repouso, dores nas costas que irradia para as pernas ou para os braços, se houver comprometimento do sistema nervoso periférico, diminuição da força muscular e falta de flexibilidade.
As causas da espondiloartrose podem ser a idade, genética, desgaste ósseo, comprometimento do disco intervertebral e as mais comuns, má postura, traumatismo, esforços repetitivos e as lesões do esporte. Para identificar a espondiloartrose, o médico poderá solicitar exames como Raio X, Ressonância magnética e Tomografia computadorizada. Estes exames geram imagens, que podem facilmente evidenciar os danos na coluna e a sua gravidade.
O tratamento para a espondiloartrose pode ser feito com medicamentos para aliviar a dor e o desconforto, mas a fisioterapia é essencial. Se a dor for incapacitante ou não regredir com a fisioterapia, pode-se recorrer à cirurgia. Por isso o ideal é a prevenção da doença, através da preparação física e da manutenção de uma boa postura.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

domingo, 7 de agosto de 2016

Benefícios do Lunge no skate

Cada vez mais a preparação física vem ganhando espaço dentro do skate, tanto pela melhora da performance do skatista como pela prevenção de lesões. Hoje falaremos sobre um exercício que trabalha força em membros inferiores e CORE além do equilíbrio, o que é perfeito para quem anda de skate.
O Lunge que é conhecido popularmente como Afundo é um exercício multiarticular muito interessante do ponto de vista biomecânico, pois ele proporciona uma excelente alavanca de força.
A execução do movimento se inicia em pé, com uma das pernas à frente do corpo, de maneira que quando você flexionar o joelho, ele fique em um ângulo de 90º. Flexione o joelho e desça lentamente até que a articulação da frente, forme um ângulo de 90º. A perna de trás, fica num ângulo aproximado de 75 a 80º e depois disso, estenda o joelho, até a perto da posição inicial (se voltar completamente para a posição inicial, você entrará em um ponto de descanso). Caso você realize este exercício de maneira unilateral, fará a execução sem sair do local. Já se você o fizer em forma de “passada”, precisará de um espaço para se deslocar. É muito importante que o joelho da perna de trás não bata no chão, pois constantes impactos podem comprometer a saúde do tendão patelar. A distancia entre uma perna e outra precisa ser ajustada se o joelho da frente não atingir a angulação de 90º, ou o joelho de trás encoste-se no chão.
Um exercício multiarticular como o afundo, permite uma série de variações que podem ser bastante interessantes. Para iniciantes, a simples execução do movimento já faz com que haja uma considerável sobrecarga na musculatura das pernas e dos glúteos. Porém, é necessário que haja uma progressão de carga e de intensidade, para que o exercício não deixe de ser efetivo, devido à adaptação.
A execução mais comum é a com a barra sobre os ombros, com anilhas. No que se refere ao movimento da linha do quadril para baixo, nada muda. Porém, como a barra fica apoiada sobre os ombros, é importante tomar bastante cuidado com o equilíbrio, para não executar o movimento “balançando”, já que assim, você poderá sobrecarregar os ligamentos laterais de seu joelho. Esta é a maneira mais difícil de executar o afundo e deve ser feita depois de uma progressão de carga e de execução.
A variação com halteres é mais fácil de ser executada e o peso nas mãos ao longo do corpo, pode auxiliar no equilíbrio. Da mesma maneira, é importante não “balançar” demais. Além disso, quando a execução ficar muito fácil, ao invés de aumentar demais a carga dos halteres (o que sobrecarrega a articulação do ombro) o ideal é partir para a barra com anilhas. Um excelente exercício para quem não tem o equilíbrio ou a força necessária para executar o afundo, é o step-up. Pela similaridade do movimento, levando em consideração o posicionamento da perna da frente, além de ser um exercício bastante intenso para iniciantes.
Seu corpo é a principal ferramenta para se andar de skate, portanto cuide bem dele e prolongue sua vida útil sobre o skate. Para maiores informações sobre nossa metodologia de treino voltada para skatistas entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação gratuita.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

O risco do abaulamento discal no skate

O skate é um atividade física de auto impacto e que exige muito dos seus praticantes. Devido a este impacto que acontece durante os saltos e realizações de manobras um dos locais que pode vir a apresentar problemas é a coluna vertebral.
Hoje falaremos sobre um problema que atinge alguns skatistas, que apesar de não ser grave acaba trazendo um certo grau de preocupação, o abaulamento discal. O abaulamento discal (também conhecido por protusão discal) consiste na primeira fase característica da hérnia de disco, indicando um grau de degeneração inicial da doença.
Diferentes motivos podem causar o abaulamento discal, como o envelhecimento por isso ele acomete geralmente skatistas mais velhos e com um tempo maior de prática do skate.. O processo de degeneração ocasiona fissuras no anel fibroso (que envolve o disco intervertebral). As fissuras levam o disco a uma forma de arco e parte do núcleo pulposo escapa para fora do espaço discal, contudo, o disco não é totalmente rompido.
Os principais sintomas do abaulamento discal são a dor lombar e a dor no nervo ciático quando ocorre compressão nas raízes nervosas vertebrais . Outro sintoma é o formigamento com ou sem dor na coluna que pode irradiar para outros membros. Entre os principais fatores de risco para o abaulamento discal podemos considerar destacar os Movimentos repetitivos (muito comum no aprendizado de novas manobras), movimentos pesado que exijam bastante esforço físico (como carregar ou tirar peso do chão, além de saltos ou quedas de diferentes alturas), movimentos que impliquem na inclinação e rotatória do tronco frequentemente ( muito comum na realização de manobras) e o principal deles que é a postura incorreta no trabalho ou no dia a dia.
O tratamento na maioria dos casos é conservador com fisioterapia (eletroterapia, flexibilidade e ganho de força nos músculos abdominais) e RPG para a melhora postural do paciente, mas em casos extremos a cirurgia pode ser indicado.
O segredo deste tipo de problema está na prevenção, um "CORE" forte ajudar a melhorar a postura e aguentar melhor as sobrecargas que a coluna recebe durante as diferentes atividades de vida diária, então a prática de exercícios regulares e um bom trabalho de mobilidade ajudam a prevenir este tipo de doença.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

sábado, 23 de julho de 2016

Benefícios do V´Up para os skatistas

A grande maioria dos skatistas já sabem que o core é uma das áreas mais utilizadas para se andar de skate (se você ainda não sabe clique aqui http://www.skatesaude.com.br/2012/06/os-musculos-do-core-e-o-skate.html ), tanto na execução de manobras, como para simplesmente se manter equilibrando sobre o skate.
Hoje falaremos sobre um exercício simples que trabalha ambos os músculos abdominais superiores e inferiores ao mesmo tempo, e também pode fortalecer a parte inferior das costas, se realizada corretamente, o V Up's ou popularmente conhecido como abdominal canivete.
Você não precisa de nenhum equipamento para realizar este exercício,apenas um pouco de espaço. A execução do movimento é simples basta deitar no chão com a parte inferior das costas apoiada no solo com os braços e pernas extendidos. A parte de trás dos ombros deve tocar o chão e as palmas das mãos viradas do teto, com os pés unidos e a ponta deles voltadas para o teto.
Em um movimento conjunto levantar as pernas para cima mantendo as em linha reta e levantar a parte superior do corpo do chão com os braços extendidos tentando fazer com que a ponta dos dedos toque no pé. Mantenha sempre o abdómen contraído e tente realizar o movimento em apneia, quanto às mãos tocarem os pés lentamente volte o corpo para a posição inicial.
Apesar de fácil este movimento é bem completo e trabalho o músculos reto abdominal, transverso abdominal, oblíquos, isquiotibiais e quadríceps. Um simples exercício pode trazer grandes benefícios na hora de andar de skate e para sua qualidade de vida.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Tiago Lemos o "Guerreiro"

No próximo dia 22 de Julho acontece no Dew Tour Long Beach mais um marco do skate brasileiro. Trata-se da premier do vídeo "Guerreiro", que conta a história de um dos maiores nomes do skate mundial na atualidade, o brasileiro Tiago Lemos.
Depois de uma participação mais que especial em um dos melhores vídeos de skate já produzidos até hoje o We Are Blood, Tiago mostra sua trajetória no skate desde o início em sua cidade natal que é mais conhecida por seu rodeio do que qualquer outra coisa.
Filmado em Jaguariúna, São Paulo, Los Angeles e Long Beach, o filme contém imagens de arquivo nunca antes vistas e entrevistas com a família e amigos de Tiago contando sobre seu início e evolução no skate até a realização do sonho de se tornar skatista profissional no dia do seu aniversário.
Guerreiro conta a história do skatista profissional Tiago Lemos que com apenas 25 anos já fez uma marca no skate maior do que ele mesmo pode perceber.
Fiquem ligados em nossas redes sociais que em breve vamos mostrar todas as novidades do lançamento do vídeo e a partir do dia 23 já será liberado para streaming.