sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O pistol e a melhora do pop no skate

Desde que comecei a andar de skate uma das coisas que mais me chamava a atenção em outros skatistas era o "pop" das manobras. Rodrigo TX, Tiago Lemos, Patrick Vidal são alguns dos skatistas que gosto de ver andando pelo estilo e principalmente pela altura de suas manobras. Hoje falaremos sobre um exercício complexo que já mostramos aqui no site ( http://www.skatesaude.com.br/2014/10/melhore-alturas-das-manobras-fazendo.html ),o Pistol, e vamos dar dicas de como iniciar este movimento.
O movimento parece simples, com uma perna estendida na frente do corpo e com a outra no chão formado uma pistola, deve se contrair o abdômen e ir agachando, durante o agachamento a perna levantada se mantém estendida e o tronco uma leve inclinada para frente jogando o quadril para trás, o joelho sempre na direção da ponta do pé.
Os erros mais comuns são a rotação interna do quadril (o joelho gira para dentro para tentar manter o equilíbrio. A causa pode ser fraqueza dos rotadores externos do quadril ou uma pronação excessiva dos pés), falta de controle (muitos balanços, descidas rápidas, alta dificuldade para subir. Tenha o controle do movimento o tempo todo) e pular etapas (não pule etapas tenha paciência).
Existem diversas progressões diferentes para se trabalhar o pistol, mas primeiramente é necessário ter mobilidade suficientes para estar confortável com a posição mais profunda do squat. A partir dai é possível começar agachando com um pé sobre uma caixa e o outro suspenso, aumentando cada vez mais a profundidade do agachamento, progressão que será mais eficiente para quem tem deficiência de força e estabilidade do quadril, ou praticando a posição profunda do pistol e em seguida sua negativa, o que parece ser a melhor escolha para aqueles que tem déficit de flexibilidade.
Independente de por que lado começar é importante pensar que o desenvolvimento do condicionamento físico não depende apenas de força ou resistência, mas sim de uma série de fatores, incluindo capacidades físicas e vivências motoras e por isso é importante estar exposto aos mais diversos padrões de movimento melhorando sua condição e consequentemente seu rendimento sobre o skate.
Se você tentou fazer o exercício e ainda não conseguiu, não se fruste. Não é um exercício que você vai aprender do dia para noite. Para conhecer nosso método específico de preparação física para skatistas basta entrar em contato e agendar uma avaliação.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

sábado, 26 de novembro de 2016

ÖUS de RIDER

Nada melhor do que relaxar o corpo e a mente após aquela sessão pesada de skate com os amigos. Pensando nisso a ÖUS se juntou a RIDER para trazer um chinelo cheio de história, no melhor estilo pares ímpares, e pode acreditar o método das 4 cores funciona.
Se você nunca usou um chinelo como este em sua vida, é bem provável que, ao menos, algum destes já tenha ajudado sua mãe lhe colocar nos eixos em dias de fúria.


Esta edição especial é uma colaboração entre as marcas ÖUS e RIDER, trazendo ao presente um produto que reconstrói algumas de nossas melhores histórias e que nos faz lembrar de como é importante parar, respirar e pegar impulso para continuar. Afinal, relaxar também é parte do jogo.
Experimente você também o método das quatro cores.

sábado, 19 de novembro de 2016

Café X Skate

É muito comum vermos nas redes sociais vários skatistas postando fotos tomando café, seja um café de uma conceituada marca americana ou aquele feito em casa, e isso me fez lembrar que o café é um excelente "suplemento" para quem anda de skate.
A cafeína é uma substância estimulante do Sistema Nervoso Central, melhorando a disposição para a prática da atividade física. Além disto, ela altera o limiar de esforço, retardando a fadiga, o que permite que se mantenha o nível de esforço por mais tempo e aumenta o nível de concentração, o que é fundamental para uma atividade de auto impacto como o skate, onde qualquer vacilo pode se transformar em uma grande lesão.
 Para quem está acima do peso a cafeína acelera o metabolismo e atua no mecanismo de queima de gordura, aumentando a lipólise. Por isso, é excelente para quem precisa diminuir o percentual de gordura. No que diz respeito à força ela ajuda a poupar glicogenio o que é muito benéfico para quem anda de skate, ajuda no transporte de cálcio, o que auxilia na contração muscular e provoca vaso constrição, o que melhora o aporte de nutrientes no meio celular e gera uma grande vantagem para as células musculares e consequentemente a melhora da performance sobre o skate.
Portanto sempre que possível tome aquela xícara de café antes da sessão e aproveite os benefícios que está saborosa bebida pode trazer para quem anda de skate. Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

sábado, 12 de novembro de 2016

Benefícios do Transport no skate

A preparação física do skatista vem ganhando cada vez mais importância com a evolução do skate, tanto no que diz respeito à melhora do desempenho como principalmente na prevenção de lesões.
O skate é uma atividade física multifuncional podendo ser tanto aeróbica quanto anaeróbia dependendo da forma com que o skatista está disposto a andar. Pensando nessa questão é sempre importante trabalhar estas duas vias metabólicas durante a periodização do treinamento.
Uma das ferramentas que mais gosto de usar para os treinos aeróbicos é o Transport, ou Elíptico, muito comum em academias e condomínios hoje em dia. Por ser muito simples o movimento e o manuseio do aparelho o skatista pode usar sozinho e ajustar a sua rotina com o skate tranquilamente.
Gosto muito de usar esta ferramenta pela variedade de benefícios que ela apresenta, é uma forma muito boa de melhorar a capacidade cardiorespiratoria ajustando o treino ao Vo2 mas o que resulta em muito mais tempo sobre o skate sem se cansar. Apresenta um trabalho bom de força em membros inferiores, quadriceps, posteriores de perna e glúteos, dependendo da carga utilizada para realizar o treino. É uma das poucas ferramentas em que trabalhamos os membros superiores simultaneamente, integrando todo o corpo na realização do movimento.
O principal benefício desta ferramenta está na ausência de impacto o que a torna excelente para o skate. O skate é uma atividade de auto impacto e com o Transport conseguimos ter ganhos físicos sem prejudicar as articulações já desgastadas e cansadas do skate, se tornando uma excelente opção para um trabalho de remoção de ácido latico após as sessões.
Seu corpo é sua principal ferramenta para andar de skate, portanto cuide bem dele e siga aproveitando tudo aquilo que o skate tem de melhor.
 Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

sábado, 5 de novembro de 2016

Jump Squat e o skate

Há um ditado popular que fala que os menores frascos é onde estão os melhores perfumes, e na preparação física isso também faz muito sentido, já que alguns exercícios mais simples acabam trazendo grandes resultados se trabalhados na intensidade certa para o objetivo proposto.
Hoje falaremos sobre um exercício simples que pode ser feito em qualquer lugar mas que trás ótimos resultados para os skatistas, o jump squat.
O jump squat é um agachamento seguido por salto na volta do movimento, pensando na especificidade do skate é o movimento que o corpo realiza para executar um ollie é uma variedade imensa de manobras. Seu ponto principal é trabalhar o fortalecimento de todo o membro inferior, os músculos do core e principalmente a potência de quadril que é um ponto muito importante para a melhora do pop. Sua execução é simples, basta abrir os pés na largura dos ombros, com as pontas do pé voltadas para fora, agachar mantendo o tronco reto e os músculos do abdómen contraído, manter sempre o joelho para fora, quebrar a paralela passando os 90 graus, manter esta postura ao subir e finalizar o movimento com o salto.
Este exercício pode ser usado de várias formas, com saltos laterais, saltos frontais, saltos em altura, dependendo da fase de periodização que o skatista se encontra. Este é um movimento chave dentro da preparação física no skate, fazendo parte de diversas sessões de treino pela forma simples de ser feito o que é importante para todos os níveis de praticantes e pelos seus excelentes resultados.
Cuidar do corpo é fundamental no skate, já que ele é a sua principal ferramenta na hora de manobrar.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.