quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Melhore a alturas das manobras fazendo pistol

Andar de skate não é tarefa das mais fáceis, mas a sensação de se acertar uma manobra é indescritível. Por isso ter um bom preparo físico é fundamental para qualquer skatista, tanto para evoluir as manobras como para se prevenir de lesões. Já há algum tempo estamos falando sobre os benefícios dos principais tipos de agachamento e hoje vamos falar sobre mais um que trás uma gama maior de benefícios para quem consegue executar, o Pistol.
O agachamento com uma perna só, também chamado de Pistol Squat, é um dos exercícios mais difíceis de serem realizados e que apresenta muito resultado. O movimento parece simples, com uma perna estendida na frente do corpo e com a outra no chão formado uma pistola, deve se contrair o abdômen e ir agachando, durante o agachamento a perna levantada se mantém estendida e o tronco uma leve inclinada para frente jogando o quadril para trás, o joelho sempre na direção da ponta do pé.
O pistol squat não é fácil, requer treino, preparação e dedicação. Esse agachamento exige, muita força, flexibilidade, coordenação e controle corporal. Isso porque além de fazer força para levantar todo o corpo, a musculatura da perna e da região do core (músculos do quadril e abdômen) precisa de controle e equilíbrio para não cair.
O exercício não é prejudicial para nenhuma articulação, mas devido sua intensidade e exigência de musculatura, equilíbrio e articulação, pode provocar lesão se o movimento for executado de forma incorreta. Os erros mais comuns são a rotação interna do quadril (o joelho gira para dentro para tentar manter o equilíbrio. A causa pode ser fraqueza dos rotadores externos do quadril ou uma pronação excessiva dos pés), falta de controle (muitos balanços, descidas rápidas, alta dificuldade para subir. Tenha o controle do movimento o tempo todo) e pular etapas (não pule etapas tenha paciência).
Já os benefícios são muitos como o aumento da força (agachar até o fim e levantar tudo isso com apenas uma perna), flexibilidade (esse você vai adquirir até conseguir fazer esse movimento, porque para fazer um agachamento completo mantendo uma perna estendida na frente do tronco exige muita flexibilidade), equilíbrio (ao tirar uma perna do chão seu corpo já contrai muitos músculos para não perder o equilíbrio. Fazendo o agachamento o aumento de equilíbrio será ainda maior), desenvolvimento dos músculos do CORE (abdominal, lombar, glúteo e estabilizadores do quadril, ou músculos do core, têm como função manter a região do quadril estabilizada).
O exercício pode ser combinado com saltos aumentando a potência. Por ser um exercício unilateral ajuda no equilíbrio muscular deixando as pernas com forças parecidas.
Se você tentou fazer o exercício e não conseguiu, não se fruste. Não é um exercício que você vai aprender do dia para noite. Para conhecer nosso método específico de preparação física para skatistas basta entrar em contato e agendar uma avaliação.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Nova coleção Matriz Skate Shop

O final de ano promete ser ainda mais quente em todo o Brasil, nossos parceiros da Matriz Skate Shop acabam de lançar sua coleção de verão 2015.
A Matriz que é uma das mais tradicionais skate shop do país e que tem um time de dar “inveja” a qualquer marca de skate no mundo, já ha algum tempo vem trabalhando pesado em sua confecção de roupas.
Os produtos são de extrema qualidade e seguem o estilo do time de skatistas que representa a marca e suas origens. Nesta postagem apresentamos as 5 primeiras peças da nova coleção.
As peças são limitadas e costumam dar “sold out” rapidamente e para garantir logo a sua basta acessar o site da Matriz (http://bit.ly/MtzVer2015SS) ou correr até alguma das lojas físicas.
Fiquem ligados aqui no Skate Saúde que em breve revelaremos o resto da nova coleção e outras novidades da nossa parceira que sempre fortalece nosso trabalho.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A importancia do carboidrato no skate

O skate é uma atividade física diferenciada pois consegue ser aeróbia e anaeróbia ao mesmo tempo, fazendo com que o skatista se desgaste muito fisicamente para conseguir andar de skate por um longo período.
Apesar da pouca preocupação dos skatistas com a alimentação, o consumo correto de todos os nutrientes pode fazer uma grande diferença na hora de manobrar. Hoje falaremos sobre o grande vilão de todas as dietas (que não funcionam) e fundamental para qualquer skatista, o carboidrato.
Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. São também responsáveis por atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Seu consumo é vital para a nossa existência. Vários estudos na literatura sugerem que um adequado aporte de carboidrato na alimentação melhora o desempenho durante a atividade física como o skate, enquanto uma inadequada ingestão desse nutriente pode causar cansaço e fadiga. Isso porque os estoques desse nutriente no nosso organismo são bastante limitados, ao contrário dos estoques de gordura. Por isso, devemos ingerir o carboidrato em quantidades adequadas em nossa alimentação para repor e até maximizar seus estoques, não comprometendo dessa forma o desempenho.
A fadiga que ocorre em exercícios físicos prolongados e/ou de alta intensidade está associada com baixos estoques e depleção de glicogênio nos músculos, hipoglicemia e desidratação. Como os estoques de carboidratos são limitados no organismo e suficientes para poucas horas de exercício, a manipulação da dieta com alimentação rica em carboidratos e a oferta desses nutrientes, tem como objetivo aumentar os estoques corporais tanto nos músculos quanto no fígado, melhorar o processo de recuperação, a resposta imune e prover substrato energético prontamente disponível para a utilização durante as sessões de skate.
Os carboidratos são importantes substratos energéticos para a contração muscular durante o exercício, principalmente ao exercício prolongado realizado sob intensidade moderada e em exercícios de alta intensidade e curta duração(skate). São divididos em três categorias principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são representados pela glicose e frutose; os dissacarídeos pela sacarose, maltose e lactose; e, por fim os polissacarídeos, pelos carboidratos complexos, incluindo os polímeros de glicose (maltodextrina).
A ingestão de carboidratos durante o esforço ajuda a manutenção da glicemia e a oxidação destes substratos. Essa prática tem sido empregada ao longo das últimas décadas e está fundamentada em estudos que demonstraram uma correlação positiva entre as concentrações de glicogênio muscular pré-exercício e o tempo de manutenção do esforço.
 Além disso, alimentar-se imediatamente após o exercício prolongado é de extrema importância, pois o consumo de carboidratos pode diminuir a degradação das miofibrilas protéicas e aumentar a síntese de proteína corporal. Além do carboidrato, ingerido principalmente na primeira meia hora, deve-se aumentar o consumo de água, pois dessa maneira eleva-se estímulo para maior produção de urina e aumenta-se a excreção de substâncias indesejáveis ao organismo.
A melhor forma de manter os níveis glicemicos altos durante a sessão de skate é através das "bebidas esportivas". As bebidas contendo diferentes quantidades e tipos de eletrólitos e/ou nutrientes como carboidratos são utilizadas por atletas e praticantes de atividade física com a finalidade de melhorar o desempenho físico devida a sua rápida absorção pelo organismo.
O consumo de soluções contendo carboidratos após o exercício é recomendado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (22), para favorecer a ressíntese de glicogênio muscular e hepático. Assim, consumo de carboidratos melhora o rendimento dos skatistas, no entanto, devemos lembrar o tipo de carboidrato a ser ingerido não somente pela sua classificação (simples ou composto), sua velocidade de absorção, mas principalmente sobre o índice glicêmico (IG), sendo este desenvolvido para avaliar o efeito dos carboidratos sobre a glicose sanguínea. O IG é um indicador da habilidade de um carboidrato elevar os níveis glicêmicos, sendo útil para a elaboração de um plano nutricional apropriado quanto à suplementação estratégica de carboidratos para o exercício. Isso sugere que, o IG pode ser usado como um guia de referências para a seleção do suporte nutricional ideal de carboidratos para os skatistas.
O consumo de carboidrato e/ou alimentos precedente ao treino deve respeitar a ingestão de alimentos de baixo IG (pão integral, laranja, maçã) a moderado IG (mistura de cereais tipo musli, sacarose, suco de laranja, manga, banana madura), prevenindo, assim, a hiperinsulinemia decorrente do súbito aumento da concentração de glicose na corrente sangüínea, podendo acarretar uma hipoglicemia de rebote. Após o treino, deve-se dar preferência a alimentos com alto IG (glicose, bebidas esportivas, arroz branco, batata assada, cereais de milho).Assim, a utilização de estratégias nutricionais envolvendo a ingestão de uma alimentação rica em carboidratos antes da prática de exercícios físicos aumenta as reservas.
Procure sempre um nutricionista para elaborar um plano de alimentação adequado a sua rotina no skate, hoje falamos sobre a importância do carboidrato mas todos os outros nutrientes são importantes para melhorar seu desempenho na sessão. Trabalhos com uma nutricionista especialidade em esporte aqui no Skate Saúde, caso queiram maiores informações é só entrar em contato.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Nova coleção FINO

Na ultima semana, a FINO foi a Porto Alegre apresentar sua quarta coleção de bonés e mais algumas boas surpresas.
A FINO foi criada em São Paulo pelos amigos Danton César e Lucas Aoki, e é especializada na produção de bonés de alta costura, com o intuito de produzir modelos limitados e com design clássico.
É uma autentica marca brasileira que faz artigos artesanais a partir de materiais escolhidos a dedo, traduzindo elementos que fazem parte da cultura e arte que influenciam seus criadores. A FINO supre a necessidade de criar algo que agrade aqueles que se identificam com o lifestyle e que acima de tudo, acreditam no ideal da marca.
FINO Chef
FINO Daruma
FINO Air
FINO Suvi
A nova coleção conta com 8 bonés e uma quantidade limitadíssima de cintos que acabam de entrar no catálogo da marca.
Os bonés seguem o bom gosto da marca e são feitos em couro, seda italiana, moleton, lona, camurça entre outros materiais diferenciados. Esta coleção apresenta uma colaboração com o grupo Elo da Corrente em um bucket heat incrível, celebrando o lançamento do novo álbum do grupo.
Para quem curte bonés exclusivos e está de olho em um Fino, há peças disponíveis nas lojas: King Caps e Sigilo (SP), Donuts (POA) e Numero Store (RJ).
FINO Dhora
FINO X Elo da Corrente
FINO Kamo
Todos os produtos da FINO são edições limitadas e costumam dar “sold out” rapidamente, portanto faça logo seu corre para não ficar sem.
Para saber mais sobre as novidades da marca é só ficar ligado no instagram da FINO (@_fino_).

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O Burpee e o skate

Todos nós sabemos o quanto difícil é a rotina de vida para um skatista, horas manobrando, viagens, compromissos com seus patrocinadores e todas estas tarefas somadas acabam servindo de desculpas para deixar de lado a preparação física.
Com a evolução do skate a preparação física vem ganhando uma importância muito grande. A complexidade técnica das manobras, a altura dos picos e a dificuldade de obstáculos cada vez mais inusitados vem trazendo uma exigência cada vez maior do corpo do skatista.
Hoje vamos falar de um exercício que trabalha o corpo todo e que não precisa de nenhum aparelho para ser executado, trata-se do famoso Burpee. O Burpee é um ótimo exercício com grau de dificuldade alto que trabalha vários grupos musculares de forma conjunta além de ajudar bastante no gasto calórico devido a sua alta intensidade.
Fora isso ele desenvolve coordenação motora (são vários movimentos rápidos que exigem do corpo boa coordenação e consciência corporal), força (trabalha com seu peso corporal) e potência (o burpee clássico contém saltos em sua execução, movimentos rápidos de perna, abdômen e braço e consequente aumento de explosão muscular desses membros) todas valências físicas muito importantes para a prática do skate.

O movimento começa com um agachamento seguido de um rápido movimento de colocação das mãos no chão à frente do corpo e chute que posiciona as pernas para trás. Então vem o movimento de flexão (push-up) e, ajuste das pernas na posição de agachamento. Eleva-se o tronco e ao estender as pernas é realizado um salto com os braço para o alto.
O Burpee trabalha músculos do peitoral, ombro e tríceps por causa da flexão de braço; quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilha devido ao agachamento e o salto; abdômen, flexores do quadril e lombar devido a sustentação, flexão e agachamento bem como no movimento de jogar as pernas para trás e para frente.
Ele acaba sendo um exercício bem completo para os skatistas e o melhor de tudo, pode ser realizado em qualquer lugar, tanto em casa, na academia, no hotel durante uma viagem e até mesmo antes de andar de skate como forma de aquecimento. Agora não tem mais desculpas para não cuidar do seu condicionamento físico, que além de melhorar seu desempenho sobre o skate, ajuda na prevenção de lesões.
Se quiser conhecer mais sobre nossa metodologia de preparação física específica para o skate é só entrar em contato e agendar uma aula gratuitamente.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.