sábado, 24 de agosto de 2019

Fascite Plantar e o skate

A fascite plantar está entre as três patologias mais frequentes nos pés dos skatistas. Ela gera dor na sola do pé e tem como um dos cuidados caseiros mais comuns massagens com bolas de tênis ou algum outro tipo de bola rígida. De fato, essa recomendação pode ajudar, mas ela funciona melhor aliada a outros cuidados.
A bolinha é apenas parte de um tratamento, amassagem na sola do pé é muito utilizada no tratamento da fascite plantar, pois tende a aliviar os sintomas. Porém, ela dificilmente trata a causa do problema, que pode ser fraqueza muscular ou alto impacto. Por isso, é importante procurar um tratamento mais completo caso os sintomas não diminuam, pois a fascite plantar é uma patologia que tende a se tornar crônica.
Não faça massagem em um local muito dolorido, embaixo do calcanhar e em sua lateral interna. Esses são os pontos mais doloridos da fascite. Pressionar essas regiões de forma muito intensa não é recomendável, pois nelas há um processo inflamatório intenso, que pode piorar se a massagem se tornar uma agressão aos tecidos, neste caso o ideal são compressas de gelo e eletroterapia. Você pode utilizar a bolinha em toda a sola do pé, mas diminua a pressão ou evite os pontos mais doloridos.
Não tem que doer, é cultural imaginar que, para fazer efeito, essas massagens devem gerar dor. Mas isso nem sempre é verdade, ainda mais se você está fazendo sozinho, sem a supervisão de um profissional da saúde. A massagem deve ser firme, mas sem machucar. Você deve sentir pressão, não dor.
O Autocuidado é importante, mas não deixe que os sintomas fiquem muito intensos para procurar ajuda o que pode já ser tarde, e você precisar ficar afastado do skate por um longo período.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: