sábado, 3 de agosto de 2019

Lesões na coluna dos skatistas

Skatistas profissionais e amadores estão sujeitos a diversos tipos de lesões da coluna. As mais comuns acometem os tecidos moles, como músculos e ligamentos da região lombar. Há também lesões no disco intervertebral e, em alguns casos, fraturas.
A incidência de lesões da coluna em skatistas é considerável, entre 10 e 15%, podendo ser ainda mais alta em algumas modalidades específicas que exigem maior sobrecarga. Está associada a mecanismos característicos das manobras. Forças como flexão, extensão, compressão, cisalhamento e torção, além de traumas decorrentes de impactos, são algumas das causas que podem levar à lesão.
Já skatistas amadores, ou de final de semana, principalmente quando estão em uma fase sedentária, costumam sentir o aumento da intensidade nas sessões, resultando também em problemas na coluna vertebral. As lesões em tecidos moles são as mais comuns, sendo caracterizadas por dor na musculatura lombar. Estão associadas a movimentos de flexão e torção, além de sobrecarga na coluna. Para o diagnóstico do problema, podem ser exigidos alguns exames de imagens, como raio-X e ressonância. Normalmente, o tratamento indicado é o conservador, por meio de medicamentos, repouso, fisioterapia com exercícios de reforço muscular da coluna, abdômen e pelve.
Outra lesão bem comum em skatistas é a hérnia de disco que está associada a movimentos (flexão e rotação) e impactos durante a sessão. Em skatistas iniciantes, a causa mais provável é o acúmulo de lesões da coluna menores que, se não tratadas, podem levar à condição. A hérnia de disco é comum em esportes de impacto como o skate. Pode acometer também pessoas que realizam exercícios de musculação de forma inadequada durante o condicionamento físico. A avaliação de um especialista, com o auxílio de exames de imagem, é a principal forma de diagnosticar o problema. A partir disso, o paciente é encaminhado para o tratamento indicado.
Outro problema comum é a Espondilólise. Trata-se de uma fratura geralmente causada por microtraumas repetitivos, as chamadas fraturas por estresse. Está associada a movimentos de hiperextensão e carga axial. Os principais sintomas estão relacionados à dor lombar acentuada, durante ou após as sessões, geralmente sem irradiação para as pernas. Para o diagnóstico do problema, o médico especialista pode incluir vários exames de imagem, como radiografia, radiografias dinâmicas, tomografia computadorizada, ressonância magnética e, em alguns casos, o Pet Scan, que pode diagnosticar a lesão antes que ela ocorra. Devido à instabilidade causada pela fratura, alguns casos podem apresentar um deslizamento da vértebra superior fraturada sobre a inferior. Estes métodos de imagem são utilizados também para avaliar o grau de deslizamento da lesão.A resposta ao tratamento conservador é que determina se o tratamento da espondilólise será cirúrgico.
As articulações da coluna estão sujeitas a entorse como qualquer outra articulação do corpo, como os joelhos ou como exemplo mais proporcional, as articulações dos dedos. Nestas lesões podem ocorrer aumento do volume do líquido articular, estiramentos da cápsula e ligamentos, e pequenas alterações da cartilagem de suas superfícies. O principal mecanismo dessas lesões na coluna lombar são os movimentos rotacionais, que são naturalmente muito limitados.
E o principal e mais grave problema que acomete os skatistas são as fraturas por traumas de alta energia, que podem causar fraturas com risco inclusive de acometimento neurológico.O tratamento é condicionado pela gravidade da fratura, podendo ser tratada apenas com coletes, mas pode exigir tratamento cirúrgico em caráter de urgência. Diante dos movimentos realizados nas manobras, o skatista, seja ele profissional ou amador, consegue prevenir problemas na coluna com o acompanhamento médico adequado, associado com o suporte de bons fisioterapeutas e preparadores físicos.
O fortalecimento muscular, exercícios de mobilidade e um trabalho de recoberta podem minimizar o risco de lesões.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: