quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Banda Iliotibial e os skatistas

Andar de skate é uma atividade prazeirosa mas que ao mesmo tempo exige um cuidado muito grande com o corpo. O quadril é o ponto gerador de energia para as manobras e também um local onde ocorrem muitas lesões nos skatistas, e hoje falaremos sobre uma delas a Síndrome da Banda Iliotibial.
A lateral da coxa possui uma faixa tendínea que tem origem no quadril, na região do ílio na pelve. Sua função seria de manter a relação entre quadril e joelho estabilizadas durante o movimento. Em casos patológicos, existe uma dor na lateral externa do joelho que pode também ser sentida acima da articulação, na direção do quadril. A dor na banda iliotibial pode acontecer por diversos motivos. No skate, pode acontecer por causa de fricção do tendão na parte óssea. Porém, um dos fatores mais significativos para o surgimento da patologia está na falta de força de musculaturas do quadril.
Os abdutores e rotadores externos da articulação são especialmente afetados, quero destacar aqui que o glúteo médio é um dos principais deles. Quando o skatista não tem força ou controle sobre os movimentos do quadril acaba com uma rotação interna no quadril e no joelho. Como resultado, a banda iliotibial fica sob estresse mecânico e é pressionada sob o epicôndilo femoral lateral.
Para conseguir avaliar o que causou, ou pode causar no futuro, a patologia, precisamos avaliar a posição do skatista durante as manobras. Existem diversos desequilíbrios musculares e até problemas posturais que levam ao excesso de compressão na banda iliotibial.
Um skatista realiza movimentos repetitivos diariamente e numa intensidade bastante alta. Quando existe um controle de movimento inadequado isso gera desequilíbrios que levam ao surgimento de lesões de quadril, e entre elas temos essa síndrome. Comece a observar seus movimentos na hora de realizar as manobras, procure por alterações de padrão de movimento, desvios como valgo dinâmico e outros. Qualquer desvio que possa aumentar o estresse na banda iliotibial deve ser observado. Após identificar os desequilíbrios que eventualmente levarão à síndrome, chega a hora de realizar a prevenção de lesões de quadril.
O objetivo é trabalhar principalmente com ativação de glúteo médio. Como resultado, o skatista consegue melhorar seu movimento do joelho. Outro aspecto que precisa de um trabalho cuidadoso é a mobilidade de quadril. Acredite ou não, mesmo skatistas profissionais costumam apresentar um quadril rígido e com pouca mobilidade. As compensações criadas pelo corpo para permitir o movimento podem gerar aquele estresse excessivo na banda iliotibial.
Cuidar do seu corpo é ter uma melhor qualidade de vida e prolongar seu tempo útil sobre o skate. Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: