sábado, 17 de agosto de 2019

Parar de andar com dor no joelho?

Os joelhos ainda continuam sendo objeto de preocupação entre os skatistas. Após receber o diagnóstico de desgaste no joelho (condromalácia patelar ou osteoartrose) muitas dúvidas costumam surgir sobre a possibilidade de se andar de skate ou as possíveis restrições e cautelas necessárias. Cada caso exige cuidados individuais e pode receber indicações diferentes, mas de um modo geral a atividade física ( não somente o skate) não é desaconselhada; pelo contrário, ela é o melhor tratamento para esse tipo de problema no joelho.
Muitos skatistas conseguem manter o ritmo normal nas sessões de skate mesmo com o diagnóstico de condromalácia. Um acompanhamento médico e do fisioterapeuta podem ser necessários, além de um bom preparo físico que inclui o controle do volume das sessões de skate, feito por um profissional de educação física. Mantendo boa força muscular, biomecânica e descanso adequado, as chances de continuar andando normalmente são grandes. Como tratamento, fortalecimentos e movimento são as palavras chaves.
Quanto mais o joelho fica parado, pior. É importante realizar alguma atividade física, respeitando os limites da dor e as orientações específicas para o caso. Terapia passivas, como equipamentos (TENS, ultrassom) e manipulação, embora possam ter sua função em determinados momentos, não são a primeira escolha. Exercícios ativos são os mais indicados para dores no joelho.
Cuidados serão necessários, assim como algumas pausas em momentos de crise, mas o desgaste no joelho não é uma sentença de sedentarismo e tão pouco a parar de andar de skate. Continuar em movimento é o melhor a se fazer e manobrar além da melhora física, contribui com a melhora psicológica do skatista, tendo em vista o prazer em andar de skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: