sábado, 10 de agosto de 2019

"Pulso Aberto" no skate

É muito comum ver skatistas com os membros superiores machucados, ainda mais os iniciantes, que por não saberem se proteger das quedas acabam utilizando as mãos para aguentar o peso do corpo e proteger o resto do corpo. Umas das queixas que mais ouço pelas redes sociais e até pessoalmente é o famoso “pulso aberto” e é sobre ele que falaremos hoje.
A expressão “pulso aberto” é utilizada para descrever uma dor associada à zona do punho. Independentemente da sua causa, ao sentirmos uma dor, ou desconforto nessa zona, existe a tendência para denominá-la de pulso aberto. Para além da dor, existem outros sintomas que podem surgir, como por exemplo, falta de força repentina, ou pode estar associada a algum tipo de lesão por movimentos repetitivos.
Os sintomas mais comuns na patologia do pulso, são, na sua fase inicial a dor suportável no punho, sensibilidade alterada, edema, dor articular que aumenta com os movimentos e diminuição de força na mão. Geralmente estes sintomas são causados por traumas diretos, esforços repetitivos, tendinites além de outras doenças.como artrose por exemplo.
Entretanto, devido a grande quantidade de estruturas encontradas nessa região, é importante a avaliação por um especialista, para que seja feito o diagnóstico e tratamento adequados, evitando futuras complicações, como artrose e tendinites crônicas, por exemplo.
A imobilização do punho pode ser um primeiro passo, para amenizar os sintomas, como dor e o inchaço, assim como a aplicação de gelo no local durante 20 minutos, com cuidado e proteção da pele durante todo o tempo. A fisioterapia pode ser indicada em muitos casos, sobretudo quando a recuperação é mais lenta.
Nas lesões mais leves, pode ser necessário apenas fazer repouso, gelo local e tomar medicamentos analgésicos para aliviar a dor. Já os casos mais severos podem necessitar inclusive de intervenção cirúrgica.
O “pulso aberto” não é uma lesão específica no punho, mas sim uma hipótese de muitas lesões que podem ocorrer nesta região, por uma avaliação médica com exames de imagem é fundamental para realmente saber o que ocorre para assim dar início ao tratamento.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: