sábado, 27 de julho de 2019

A importancia dos treinos pliometricos no skate

popularização do skate vem trazendo novos adeptos e também aumentando o número de skatistas preocupados em melhorar sua performance e também sua longevidade sobre o skate, com isso a preparação física vem evoluindo e acrescentando cada vez mais métodos de treino para os skatistas. Entre muitas novidades falaremos hoje sobre um método antigo porém dos mais eficazes para serem utilizados no skate, a pliometria.
A pliometria é um trabalho que combina a força com a velocidade, de forma a se utilizar, o mais rápido possível, a força que a pessoa possui. São chamados de pliométricos os exercícios que utilizam o reflexo de alongamento, seguido de contração, para produzir uma reação explosiva.
  Um exemplo simples são os exercícios que utilizam o peso corporal, contra a força da gravidade para conseguir exercer força contra o solo são conhecidos como exercícios de salto em profundidade, muito usados em treinos de pliometria. Os saltos em profundidade são realizados pulando-se de um banco com altura variável. Ao tocar o solo, ocorre uma contração excêntrica nas musculaturas que são responsáveis pela extensão do joelho. Durante a fase de amortecimento, o fuso muscular acaba sendo estimulado e o reflexo miotático faz com que ocorra uma contração imediata, impedindo desta forma a transformação brusca no comprimento do músculo solicitado.
Apesar de ocorrer um alongamento reduzido na fase da contração excêntrica, os componentes elásticos dos músculos armazenam o que chamamos de energia elástica e a utilizam na passagem para a fase da contração concêntrica. Desta forma, a transição das contrações deve acontecer da maneira mais rápida possível, para que esta energia não seja dissipada.
Por ele ser um método altamente intenso e que promove bastante desgaste físico, acabou popularizando-se como um método de trabalho para outros fins. Perceba que a pliometria é usada principalmente em esportes de potencia como o skate, dentro de um contexto de preparação física. Como seu objetivo é considerado específico, a pliometria precisa ser usada depois de uma periodização de base.
Desta forma, aumentamos os ganhos e minimizamos os riscos de lesão. De maneira geral, a pliometria pode ser usada para melhorar a coordenação motora, a funcionalidade e a capacidade de deslocamento. Lembre-se que a base da pliometria é o ciclo alongamento-encurtamento e que isso não se restringe apenas aos saltos. Existem maneiras de treinar a pliometria diferenciadas, para membros superiores e tronco.
Preparar seu corpo para as sessões de skate é uma ótima forma de prevenir lesões e aumentar sua vida útil sobre o skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: