quinta-feira, 30 de junho de 2016

Subcondroplastia e a sua importancia nas lesões no skate

As lesões cartilaginosas são hoje o grande desafio da medicina esportiva moderna e, infelizmente afastam provisória ou definitivamente indivíduos do skate e de outras atividades físicas.
A lesão da cartilagem (ou lesão condral) pode ocorrer por um trauma como contusão, queda de altura ou entorse. Uma vez lesada, há deterioração deste tecido, que perde a sua regularidade e plasticidade em variados gradientes. Estes estágios de alteração da integridade da cartilagem, vão desde o simples amolecimento, passando pela fissuração e fibrilação, até ao seu descolamento completo do osso subjacente, com desenvolvimento de verdadeiras crateras de dimensões variáveis, por vezes com alguns centímetros quadrados de superfície. E o resultado disso é a dor, que pode ser desencadeada durante as sessões de skate ou pode progredir para atividades de vida diária.
Uma característica importante da cartilagem é que, ao contrário de tecidos bem vascularizados, tem baixíssimo poder de cicatrização (baixo turn over) por ser um tecido avascular (sem vasos sanguíneos) e, uma vez lesado, degenera e causa sintomas, muitas vezes afastando definitivamente o indivíduo do skate.
Apesar da maioria dos procedimentos estarem ligados a taxas razoavelmente boas de sucesso, os resultados insatisfatórios levaram ao aumento de estudos sobre a lesão cartilaginosa, levando-se à conclusão de que, muitas vezes, a dor vem nao somente da lesão cartilaginosa em si, mas também do osso logo abaixo dela, denominado “osso subcondral”.
Ou seja, o tecido ósseo torna-se sobrecarregado e incha, resultando no que os ortopedistas chamam de edema ósseo. Esta lesão é facilmente vista em imagens de ressonância magnética.Tendo este conceito em mente, o procedimento denominado subcondroplastia foi recentemente desenvolvido visando o preenchimento desta lesão óssea, para que haja cicatrização do leito ósseo logo abaixo do defeito cartilaginoso.
Apesar de ser relativamente nova, resultados de estudos são encorajadores entrando no arsenal do tratamento das lesões cartilaginosas, facilitando o retorno ao skate. Esta é mais uma alternativa para os skatistas que sofreram algum tipo de lesão na cartilagem e agora podem voltar a andar de skate com tranquilidade após este procedimento e as sessões de fisioterapia.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: