quinta-feira, 23 de junho de 2016

A importancia das vitaminas no skate

A grande maioria dos skatistas não se preocupa com uma das principais formas de manter o corpo sempre pronto para uma atividade física de auto impacto como o skate, a alimentação, e por conta disso muitas vezes não tem a performance esperada e também deixam o corpo mais suscetível a lesões.
Um dos principais problemas de não se alimentar corretamente é a falta de ingestão das vitaminas. As vitaminas e os minerais, que são classificados como micronutrientes, desempenham funções muito importantes no nosso organismo. Elas participam diretamente na produção de energia, na saúde óssea, na síntese de hemoglobina sanguínea, na manutenção do funcionamento adequado do sistema imune e na proteção do corpo contra os danos oxidativos. Além disto, elas atuam ajudando na síntese e no reparo do tecido muscular decorrentes do exercício físico como o skate e de lesões.
As sessões de skate acabam estressando diversas vias metabólicas que necessitam destes nutrientes e com isso acarretam adaptações bioquímicas nos músculos que podem aumentar a demanda das vitaminas e dos minerais. Assim, o organismo do skatista necessita de uma maior ingestão de micronutrientes para suprir suas necessidades musculares, sendo que aqueles que não tem uma dieta balanceada tem um risco maior de apresentar deficiência destes nutrientes.
As principais vitaminais e minerais que devem ser consumidas são as Vitaminas do Complexo B (Tiamina, Riboflavina, Niacina, Piridoxina, Ácido pantotênico, Biotina, Ácido Fólico, Vitamina B12) que tem duas principais funções relacionadas com a atividade física. Boa parte delas está envolvida na produção de energia durante a atividade, ao passo que a vitamina B12 e o ácido fólico são importantes na produção de células vermelhas sanguíneas, síntese de proteínas e reparo de tecidos. Já a Vitamina tem extrema importância para a adequada absorção de cálcio, na regulação dos níveis plasmáticos de fósforo e na manutenção da saúde óssea. O sol participa diretamente na sua síntese a partir de seus raios ultravioletas.
Os Antioxidantes (Vitaminas C, E, β-Caroteno)tem um importante papel no organismo protegendo as membranas das células de danos oxidativos. Existem algumas evidências afirmando que a vitamina E pode diminuir o dano celular e melhorar a recuperação, no entanto, ainda são dados controversos. A ingestão excessiva de antioxidantes pode ser prejudicial, já que isto pode gerar um efeito pró-oxidante, que tem efeitos negativos sobre o corpo.
Já o Cálcio é extremamente importante para o crescimento, manutenção e reparo do tecido ósseo, na contração muscular e na condução neural. Uma dieta pobre em cálcio pode levar a diminuição na densidade mineral óssea e fraturas por estresse.
O Ferro é utilizado principalmente para a formação de proteínas que transportam oxigênio (hemoglobina e mioglobina) e de enzimas que participam na produção de energia. Essas proteínas carregadoras de oxigênio são de extrema importância para exercícios aeróbios, como a corrida, e também para o correto funcionamento da função neural, comportamental e imunológica.
Já o Zinco exerce importante função no crescimento e no reparo muscular, na produção de energia e no sistema imunológico. Os níveis de zinco no organismo estão relacionados diretamente com hormônios da tireóide, no metabolismo e no uso das proteínas, o que pode trazer malefícios para a saúde e no rendimento esportivo, caso estejam desequilibrados. É necessário atenção para a ingestão de alguns suplementos de zinco, cuja dosagem excede as quantidades necessárias e pode levar a uma redução do colesterol HDL (bom colesterol) e interferir na absorção de outros nutrientes como ferro e cobre.
Para fechar o Sódio, Cloreto e Potássio são íons que tem papel fundamental na homeostase, ou seja, o equilíbrio do corpo. Suas concentrações ideais previnem que quantidades de água muito elevadas entrem ou saiam das células por meio da osmose, evitando assim, que uma célula desidrate por escassez de líquidos, ou “exploda” por acumulo excessivo de água. Estes nutrientes também tem grande importância no transporte de impulsos elétricos, que são gerados e propagados pelo movimento controlado destes íons através das membranas celulares. Quando suamos andando de skate, temos perdas consideráveis de eletrólitos e é de fundamental importância que suplementemos estas perdas, seja com bebidas isotônicas ou pela alimentação.
A Suplementação destes nutrientes pode se tornar necessária para aqueles que praticam atividades intensas como o skate e não conseguem se alimentar corretamente.
Para ter uma dieta ideal para o seu organismo ou fazer uso de qualquer suplemento alimentar consulte sempre um nutricionista ou um médico responsável. Seu corpo é sua principal ferramenta para andar de skate por isso sempre cuide dele da melhor forma possível.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: