quinta-feira, 2 de junho de 2016

A "prancha" do skate

É muito comum ouvirmos pessoas leigas falando que o skate é uma "prancha" com rodinhas, ao invés de falarem que a tal "prancha" na verdade é um shape. Hoje falaremos sobre uma prancha que ajuda muito os skatistas, a prancha abdominal.
A prancha abdominal é um exercício que foca na manutenção da postura e trabalha o core, o centro do corpo, principalmente a musculatura do abdômen.Fortalecer a parte central do corpo garante estabilidade para a prática do skate, prevenindo contra lesões. O benefício do exercício de prancha abdominal também se estende aos órgãos internos, que ficam mais protegidos por músculos mais firmes.
Existem diversas variações do exercício, como a pranchas laterais, invertidas, com três apoios e outras. A versão mais tradicional ou clássica é feita com pés e mãos no chão, suspendendo o tronco. Cada versão da prancha abdominal trabalha partes diferentes do core. Os exercícios laterais, além da força muscular, exigem equilíbrio, valência física muito usada no skate.
A vantagem de realizar as pranchas primeiro, como forma de fortalecimento do tronco, é ensinar e concientizar o skatista a contrair corretamente a região sem ter movimentação da coluna. A prancha abdominal aprimora a capacidade do skatista de sustentar o peso do próprio corpo com a musculatura do core. O trabalho é feito sem mover a coluna nem o tronco, evitando forçar e machucar outras membro e grupos musculares. Seu corpo é sua maior ferramenta para andar de skate, por isso sempre cuide dele.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Um comentário:

josé geraldo disse...

a base para um bom rendimento tanto no skate quanto em qualquer esporte está na preparação! vocês destacaram um ponto muito importante e que não é muito levantado, parabens pelo trabalho!