sexta-feira, 10 de junho de 2016

A importancia da Glutamina para os skatistas

O skate é uma atividade de auto impacto que exige bastante do nosso corpo, tanto na parte física como na parte mental. Hoje falaremos sobre um suplemento alimentar muito importante e que pode ajudar muitos skatistas a melhorarem sua imunidade e a recuperar melhor seu corpo após longas sessões.
A Glutamina é uma das proteínas mais abundantes no nosso corpo. Ela é sintetizada a partir do código genético sendo assim, é classificada como não essencial. A glutamina possui diversas funções importantes no organismo como, por exemplo, ser fonte de energia para o sistema imune e participar de forma direta e ativa no crescimento muscular através da estimulação da síntese de proteínas.
Ela realiza funções vitais para o bom funcionamento de diversos órgãos como pulmões, coração, rim, fígado e intestino. Representando 20% do total de aminoácidos livres no plasma. Nosso organismo também utiliza a Glutamina para o transporte de amônia e nitrogênio pela corrente sanguínea, e é por esse motivo que é necessário manter sempre constante a quantidade de Glutamina no sangue. Além de ser também uma fonte primária de energia para o nosso sistema imunológico, concluindo que sua escassez no organismo pode aumentar a incidência de doenças.

Ela também é necessária para a absorção e a proliferação de células intestinais, prevenindo a deterioração do intestino, além de normalizar a permeabilidade e integridade do mesmo. Para atletas de atividades físicas de alta intensidade como o skate, a Glutamina tem auxiliado muito na recuperação após os treinos, evitando o catabolismo e o overtraining (OTS),pois apesar da Glutamina ser produzida pelo corpo e representar praticamente 60% do tecido muscular esquelético, ainda a necessidade de seu consumo através da suplementação, já que a demanda de Glutamina nos músculos é muito maior do que o corpo é capaz de produzir no caso dos skatistas.
O OTS ocorre quando há um grande período de treinamentos intensos com pouco descanso. Isso reduz a capacidade do sistema imune e o corpo está aberto a diversas infecções e doenças. Analisando exames de laboratório de indivíduos que estavam passando pela síndrome foi detectado uma baixa nos níveis de glutamina. O que se observou foi que logo após exercícios intensos uma grande queda nas taxas de glutamina foi identificada. Sem a alimentação adequada e descanso suficiente, essa proteína fica em baixa constante causada pelo OTS.
Skatistas que andam de maneira intensa muitas horas por dia quase que todos os dias, devem consumir a glutamina em pó na forma de suplemento alimentar. Isso evita que o corpo entre em situações de overtraining e protege o sistema imune contra possíveis doenças que possam aparecer causadas por vírus e bactérias.
Essa suplementação deve ser, de preferência, indicada pelo nutricionista ou pelo nutrólogo. Através de algumas avaliações e exames, esses profissionais poderão determinar a quantidade e a frequência com a qual a glutamina deve ser ingerida.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: