quinta-feira, 26 de maio de 2016

Mobilidade X Flexibilidade no Skate

O skate vem evoluindo a cada dia e com isso exigindo cada vez mais do corpo de seus praticantes. É comum vermos skatistas querendo melhorar o seu pop, sua força e até mesmo fazer um trabalho preventivo de lesões, mas uma das valências físicas que mais influencia em todas as outras acaba sendo deixada de lado, a famosa mobilidade.
Confundir alongamento com aquecimento pode ser comum, mas não pode ser normal. Esta dúvida não pode continuar, uma vez que exercícios de alongamentos devem ter propósito e para cada propósito uma maneira diferente para serem executados. O mesmo se dá as mobilizações articulares, mobilidade é diferente de flexibilidade, os dois assuntos estão intrinsecamente ligados, porém os fatores e resultados fisiológicos de cada um devem ser medidos segundo os objetivos e necessidades de cada skatista e da especificidade de cada sessão de treinamento.
A mobilidade é um dos cinco elementos básicos que determinam o desempenho físico humano. Então para se chegar ao mais alto nível de condicionamento físico, não podemos esquecer dos exercícios simples e eficientes de mobilidade articular. Seu conceito relaciona-se com liberdade de movimento. Pode consistir, como o próprio nome diz, em mover amplamente articulações desejadas, ou ainda as que serão mais usadas na prática do skate. Solturas ou movimentos rotacionais, de circundução, flexões e extensões leves executados até atingir a sensação de calor na área e uma pequena fadiga dos músculos adjacentes a ela. Movimentos simples, sem força e tensões desnecessárias. Sua finalidade é diminuir a viscosidade das articulações, aumentar demanda de nutrientes para elas, juntamente com o sangue.
Uma pessoa que não tem mobilidade suficiente, não desenvolve bem a flexibilidade, tão pouco, força e suas vertentes. Já a flexibilidade é a uma capacidade física treinável, é uma propriedade intrínseca dos tecidos moles que determinam a amplitude de movimento delas e dos músculos inseridos a elas. Existem diferentes métodos para se melhorar a flexibilidade, o mais importante é saber escolher qual o melhor para quem anda de skate.
É necessário, portanto, recuperar mobilidade articular antes de se desenvolver outras capacidades físicas, assim como, darmos foco também, ao desenvolvimento da flexibilidade. Obviamente é importante saber observar onde estão estas limitações, saber identificá-las ou ainda preocupar-se em buscar pelo problema que pode ser a chave do sucesso no skate. Portanto, é imprescindível valorizarmos de modo eficiente e consciente, a mobilidade e a flexibilidade, capacidades físicas que são de suma importância na prevenção de lesões e determinantes na melhora da performance sobre o skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Um comentário:

josé geraldo disse...

foda! curti muito o conteúdo desse blog, continuem assim!