sábado, 27 de janeiro de 2018

Lesões no menisco e o skate

Um dos maiores temores dos skatistas está em machucar o joelho, em especial os meniscos. Os meniscos são essenciais para a biomecânica normal da articulação do joelho, agindo como lubrificadores, estabilizadores, amortecedores e distribuidores de carga dentro da articulação.
As fibras de colagéno de tecido dissipam as forças de compressão na articulação, reduzindo assim a força direta sobre a cartilagem articular. A maior parte das lesões meniscais no esporte é causada por entorse do joelho, como em quedas do skate onde o pé na trava no chão e o corpo segue se movimentando.
Entre os fatores ligados a isso estão a desidratação progressiva dos tecidos corporais, a degradação do colágeno (ambos geneticamente determinados) e a perda da capacidade de absorção do choque do pé ao solo pela massa muscular, tanto por redução da força, quanto pela queda da agilidade neuro-motora.
As lesões meniscais causam sintomas característicos, como dor bem localizada com períodos de alívio e agravo a determinados movimentos, como agachar e cruzar as pernas, inchaço e bloqueio.
A dor aguda é causada pelo menisco lesionado (rasgado) que puxa sobre a cápsula da articulação sinovial bem inervados. Inchaço resulta de inflamação da membrana sinovial e derrame (popular “agua no joelho”) por excesso de produção de líquido sinovial.
O tratamento vai variar de acordo com o grau e comprometimento da lesão na performance do skatista. O tratamento pode ser conservador com fisioterapia, fortalecimento ou até viscosuplementação. Em casos outros casos a cirurgia é o melhor caminho e com as técnicas cada vez mais modernas os resultados são cada vez melhores e o retorno ao skate mais rápido.
Seu corpo é sua principal ferramenta para se andar de skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: