sábado, 20 de janeiro de 2018

Tendinite no skate

O quadro frequente de inflamação dos tendões que ocorre até com certa frequência em skatistas e certamente representa um problema que ninguém gosta de ter e que quando ocorre precisa ser tratado. A tendinite associada ao skate é sempre um sinal que indica uma certo exagero cometido. É o quadro típico do que podemos chamar de lesão por esforços repetitivos.
Quando um movimento é repetido exageradamente por exemplo a remada ou o ollie, ultrapassando um limite de tolerância das estruturas do aparelho locomotor, geralmente os tendões sofrem e acabam se inflamando, gerando o quadro doloroso das tendinites. Vamos entender a tendinite como um mecanismo de proteção.
Muitas vezes a dor da tendinite não é valorizada e ocorrem lesões mais sérias do aparelho locomotor como fraturas por estresse, lesões de cartilagem das articulações, e até mesmo podemos imaginar que o próprio coração poderia ser acometido de um problema decorrente do exagero de exercício se não fosse “protegido” pelo aparelho locomotor.
Portanto, quando aparece aquela dorzinha que se repete durante ou logo após a sessão de skate, que requer uma aplicação de gelo ou até mesmo um anti-inflamatório, absolutamente não se deve relevar. A primeira constatação é que existe alguma coisa errada ou um exagero sendo cometido. A conduta correta é primeiro tratar a dor, mas logo em seguida procurar um profissional para fazer o diagnóstico da causa, que na maioria das vezes é o exagero na intensidade ou na duração da sessão de skate.
Esta tendinite está na verdade protegendo o aparecimento de um problema mais grave. É um sinal que além de ser tratado, deve ser respeitado.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: