sábado, 30 de setembro de 2017

Janela de oportunidade no skate

Andar de skate apesar de divertido é extremamente desgastante para o corpo, por isso uma alimentação e o descanso são fundamentais para ajudar na recuperação muscular o que proporciona uma menor probabilidade de lesões e uma vida útil muito maior sobre o skate.
Logo após o final de uma sessão de skate, o organismo oferece uma condição propícia para se potencializar os efeitos que o exercício desencadeou. Este é o momento que se costuma chamar de “janela de oportunidade”. Um exemplo típico dessa situação é o mecanismo relacionado à absorção e utilização de nutrientes
Durante a sessão de skate, o sistema digestivo tem seu fluxo sanguíneo bastante restrito porque a prioridade passa a ser a perfusão de sangue para os músculos. Enquanto os vasos sanguíneos do sistema digestivo sofrem uma diminuição de calibre (vasoconstrição) os vasos sanguíneos dos músculos sofrem um aumento (vasodilatação). Esse ajuste vascular, que prioriza os músculos em atividade, restringe bastante a possibilidade de digerir e absorver nutrientes durante o exercício. No entanto, quando o exercício termina, imediatamente o fluxo de sangue para o sistema digestivo começa a aumentar, oferecendo a oportunidade de favorecer a digestão e absorção de nutrientes.
Neste momento, as células musculares, principalmente as dos músculos que foram mais exigidos para manobrar o skate, se tornam muito mais “permeáveis” à entrada de nutrientes. Na verdade, é criado um mecanismo transportador para a entrada de glicose (carboidrato) nas células, que será o nutriente mais importante neste momento para repor as reservas energéticas utilizadas.
Este é o momento da “janela de oportunidade” aberta. O consumo de carboidratos neste período acelera a velocidade de recuperação. Se associarmos também com a oferta de proteínas, estaremos proporcionando aos músculos melhor condição de recuperação dos “danos” causados pelo exercício. A combinação da alimentação após a sessão com liberação miofascial, alongamento e o descanso vão deixar você zerado para a próxima sessão.
Antes de começar qualquer tipo de dieta ou tomar qualquer suplemento alimentar consulte sempre um nutricionista que vai prescrever uma dieta de acordo com suas necessidades diárias.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: