sábado, 9 de setembro de 2017

Exercicios unipodais no skate

O equilíbrio é uma valência física básica porém muito importante para quem anda de skate e muitas vezes pode ser trabalhado em conjunto com exercícios de força, mobilidade é claro andando muito de skate.
 Os exercícios de equilíbrio geram instabilidade nas articulações trabalhadas, fazendo com que o corpo tenha que se reequilibrar para retornar ao centro de gravidade de forma correta. Este processo é atribuído aos proprioceptores articulares. Esses exercícios são excelentes para fortalecer as articulações, tais como os tornozelos, joelhos e quadril.
Uma das formas com que eu mais gosto de trabalhar balance, propriocepção e equilíbrio tanto na reabilitação como na preparação física é através de exercícios unipodais. Mas o que são exercícios unipodais?
São movimentos ou exercícios realizados com um único pé de apoio de forma alternada, dando total ênfase de força, flexibilidade ou mobilidade ao membro trabalhado além da necessidade de gerar equilíbrio para o resto do corpo.
Exercícios como Pistol, Stiff, ou salto unilaterais são alguns exemplos de movimentos que podem ser usados. Ou somente ficar se equilibrando em um disco de equilíbrio, bozu ou cama elástica já geram esta instabilidade necessária para trazer adaptação necessária.
Para os skatistas isso é de suma importância para melhorar o posicionamento do corpo na remada e principalmente para manobras que não saem com perfeição dificultando assim o surgimento de possíveis lesões.
 Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: