sábado, 5 de agosto de 2017

A SIPT no skate

O tornozelo do skatista é uma região que trás grande preocupação, sendo a região que mais apresenta lesões dentro do skate. Hoje abordaremos um tema bem específico que é a síndrome do impacto posterior de tornozelo no skatista.
A síndrome do impacto posterior do tornozelo (SIPT) é uma lesão que ocorre na região de partes moles posterior ou no segmento ósseo do lado posterior (interno) do tornozelo. O local da lesão é a porção posterior do talus, o osso do tornozelo, que se encontra com a parte inferior da perna (tíbia). A SIPT pode ser identificada como uma questão aguda que ocorre de um incidente traumático específico ou crônica de uma flexão plantar forçada repetitiva de baixo grau, que é definida como apontar os dedos dos pés e o pé para o solo, movimento comum para realizar várias manobras no skate.
Os principais sintomas da SIPT são a dor, vermelhidão, inchaço e calor no tornozelo posterior (internamente). A dor se torna pior ao apontar os dedos dos pés e pé para baixo ou na hora de remar, saltar ou cair fora do skate quando a manobra não sai com perfeição.
Outro ponto importante são os traumas diretos no tornozelo, com o skate, solo ou em obstáculos, lesões antigas no tornozelo que não foram tratadas. O tênis usado para andar de skate também é de suma importância para evitar este tipo de problema portanto fique ligado nas marcas que desenvolvem tecnologias de proteção e conforto para os seus pés
O tratamento fisioterapico ajuda no gerenciamento da dor, restaurar a amplitude de movimento, manutenção da força muscular, aumentar o equilíbrio, recuperar as habilidades funcionais e restaurar os padrões de movimento normais. Algumas das técnicas utilizadas para reduzir a dor podem incluir massagem com gelo e estimulação elétrica.
 Para recuperar o movimento pode ser realizado mobilizações que ajudam tornozelo a começar a se mover normalmente. O fortalecimento dos músculos do tornozelo podem ajudar a auxiliar a mecânica articular adequada, diminuindo o risco de problemas futuros. Já o treino de equilíbrio pode ajudar a tornar o tornozelo mais estável em conjunto com o fortalecimento, a fim de evitar mais lesões, progredindo para atividades mais funcionais para ajudar a retornar ao skate.
Cuidar do seu corpo é fundamental para prevenir lesões e aumentar sua vida útil sobre o skate. Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: