sábado, 19 de agosto de 2017

Benefícios do perdigueiro no skate

A região do "core" é de suma importância para o skatista, por ser o centro de força do corpo, responsável por manter o equilíbrio sobre o skate e principalmente pela potencia das manobras.
Hoje falaremos sobre um exercício muito bom para esta região do corpo, o perdigueiro. Oriundo do pilates, este exercício já faz parte da rotina de treinos de muitos skatistas. O Perdigueiro é um ótimo exercício para trabalhar o "core" de forma geral, pois fortalece não só o abdómen e as costas, mas também os glúteos; permite o engajamento das cinturas escapular e pélvica, e melhora o equilíbrio e estabilidade.
A execução inicial é simples, comece em quatro apoios com os punhos abaixo dos ombros e joelhos, na linha dos quadris. As costas em posição neutra, o que significa que suas leves curvas devem estar preservadas. Todo o desafio deste exercício é exatamente manter a postura. Ao retirar os apoios do chão deve manter-se o mais estável possível.
O próximo passo é a retirada de uma das mãos do chão, esticando o braço à frente na expiração, para que ele acione os músculos do power house. Nesta etapa devemos ficar atentos aos ombros, pois a tendência é elevá-los. Para garantir um bom posicionamento, orientamos para que ele imagine que seus ombros querem escorregar para o bolso de trás da calça.
O desafio agora é deslizar um pé pelo chão, mantendo somente um leve contato entre eles até esticar o joelho, e então volta a dobrá-lo até a posição inicial. Esse movimento é ideal para treinar a estabilidade pélvica, evitando rotações, e para a ativação do core, impedindo a compensação em hiperlordose.
Na evolução do movimento além de esticar a perna, deve se retirar o pé do chão fazendo a extensão da coxa, mas somente até o ponto em que consiga manter todo o posicionamento. Uma boa dica para evitar a extensão da lombar é pedir para que mire o cóccix no calcanhar.
O modo avançado consiste na extensão de um braço mais a perna contralateral. O ideal é que os membros superior e inferior se elevem até a linha do tronco, ou seja, até ficarem paralelos ao solo. Mas, novamente só se deve chegar a essa posição se conseguir manter o tronco estável.
Mais um exemplo de exercício simples que não requer nenhum aparelho e pode ser realizado em qualquer lugar, só basta ter força de vontade. Cuide do seu corpo e prolongue sua vida útil sobre o skate.
 Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: