sábado, 12 de agosto de 2017

Tenossinovite e o skate

Como falamos no última semana o tornozelo do skatista é a região do corpo que mais sofre lesões. Hoje falaremos sobre mais uma delas, a tenossinovite.
Tenossinovite dos fibulares é a inflamação da bainha que reveste e protege os tendões. Os tendões fibulares (fibular curto e fibular longo) são estruturas que ligam a musculatura da parte lateral da panturrilha ao pé. A função destes tendões é principalmente estabilizadora, evitando as torções do tornozelo. O tendão fibular curto é mais suscetível a sofrer lesões, devido à posição que ocupa em seu trajeto desde a perna até o pé.
Suas principais causas estão diretamente ligadas ao skate como traumas repetitivos, movimentos bruscos e lesões nos ligamentos do tornozelo. Outros fatores importantes são o pé cavo, pisada supinada acentuada e a frouxidão ligamentar.
Os sintomas mais comuns são as dores na região lateral do tornozelo e do pé, edema e a instabilidade do tornozelo.
O diagnóstico é realizado através da história clínica e pelos sintomas apresentados pelo paciente, em conjunto com exames complementares tomografia computadorizada e ressonância magnética.
O tratamento é simples, analgésico e anti-inflamatório por via oral prescrito pelo médico, fisioterapia (termoterapia, mobilidade, e liberação miofascial) e o principal de todos, o repouso. Em alguns casos a imobilização também pode ser uma boa alternativa.
Cuidar do seu corpo é cuidar de você, prolongue sua vida útil sobre o skate e obtenha um melhor desempenho sobre o carrinho.
 Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: