sábado, 1 de julho de 2017

A mudança no clima e as dores dos skatistas

É muito comum ouvir alguns skatistas reclamarem do aumento de dor no joelho ou em alguma outra articulação com a chegada do frio.
Embora pareça apenas superstição, há evidências científicas de que a mudança no clima pode mesmo provocar mais dores nas articulações daqueles que têm alguma patologia crônica.
Mesmo não havendo um consenso absoluto da razão desse fenômeno, ou se ele de fato é real, existem teorias plausíveis que tentam explicá-lo. A mais aceita fala sobre a mudança na pressão do ar e que ela seria a responsável pela piora da dor, e não a temperatura como se imagina.
A pressão atmosférica pode ser considerada como o “peso” do ar. Se a articulação com problema tende a inchar, quanto maior a pressão exercida por fora dessa articulação menor será esse inchaço. E a pressão atmosférica tende a cair antes da chegada do frio, o que permite maior expansão da articulação que está sensível devido à processos inflamatórios, cicatrizes ou aderência. Tudo isso é microscópico, mas para quem tem sensibilidade parece ser perceptível.
O ideal para quem sofre com a piora das dores nas alterações climáticas é manter a articulação ativa. A rigidez na região da dor pode piorar os sintomas ao invés de poupar a área dolorosa. Manter uma movimentação dentro do normal e os músculos fortalecidos é a melhor alternativa para evitar este incômodo. Seguir com as atividades normais, incluindo o skate é uma ótima opção para diminuir os efeitos da mudança do tempo sobre as articulações.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: