sábado, 15 de julho de 2017

Flexibilidade e mobilidade no skate

Muitas lesões que ocorrem no skate são frutos da falta de flexibilidade e mobilidade do skatista. Mesmo começando a treinar estas valências físicas, muita gente não consegue ter o resultado esperado. Isso se deve a uma série de erros comuns no treino de flexibilidade, que poderiam ser evitados com um melhor conhecimento do assunto.
O primeiro erro quando se fala de treino de flexibilidade é entender alongamento como um nome literal. Ao contrário do senso comum, é quase impossível alongar o tecido muscular com exercícios, ele não é uma espécie de elástico que vai se enfraquecendo e se tornado mais frouxo. Isso ainda é mais absurdo quando se fala de liberação miofacial, os famosos rolinhos e bolinhas, os tecidos do corpo são fortes o suficiente para aguentar todas as pressões do dia a dia, não serão poucos minutos de massagem que irão alterar a estrutura da musculatura. Mas eles funcionam?
Sim, mas não do jeito que a maioria das pessoas acham que funcionam, fazer 30 segundos de uma postura de alongamento ou de massagem com o rolinho geram um alívio imediato, a massagem com rolinhos e similares manda sinais para o sistema nervoso relaxando a área e permitindo uma maior amplitude de movimento momentânea, o que não resolve o problema. A maioria dos resultados vem de um melhor alinhamento e de uma melhor ativação neurológica, assim a melhor forma de ganhar flexibilidade é ativar a musculatura nas posições que ela necessita ganhar amplitude de movimento.
A ativação pode ser feita simplesmente por técnicas de alongamento ativo ou com contração e relaxamento, passando mais tempo nessas posições, como agachamentos com pausas na posição mais profunda ajudam a melhorar a flexibilidade neste movimento.
É necessário se comprometer com o treino e adicionar intensidade a ele só assim será possível obter resultados significativos como vistos no Yoga por exemplo. Alongamentos ou liberação miofascial em um curto período de tempo servem como aquecimento ou relaxamento após a sessão, mas para melhorar a postura e aumentar sua flexibilidade e mobilidade é necessária uma demanda muito maior de tempo, onde para ser otimizado, deve ser avaliado o grupo muscular mais encurtado e o foco maior deve ser em cima deste objetivo até conseguir o resultado esperado mas sem deixar de lado os outros segmentos.
 Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: