sábado, 24 de junho de 2017

Overhead Squat e o skate

Como ja falamos anteriormente, o agachamento é um ótimo exercício para os skatistas, hoje falaremos sobre um outro exercício ainda mais complexo mas que trás muitos benefícios para quem anda de skate, o Overhead Squat ou agachamento com a barra acima da cabeça. Este movimento de difícil execução exige além de força e potência muscular, mobilidade e equilíbrio, valências físicas fundamentais para qualquer skatista.
A maior exigência de mobilidade vem dos ombros, enquanto que a flexibilidade vem dos músculos do Grande Dorsal. Além da mobilidade da articulação dos ombros, é necessária a mobilidade de uma articulação muitas vezes esquecida, a do tornozelo.
Tornozelos rígidos fazem com o que o posicionamento dos pés sofram rotação externa durante a descida do movimento. Esta rotação leva a uma perda de torque, acarretando em compensação da postura nas articulações do joelho e do quadril. Outro ponto importante está no encurtamento dos músculos paravertrebrais, que são responsáveis pela estabilização da coluna vertebral.
O encurtamento nesta musculatura leva a uma flexão excessiva do tronco para frente, fazendo com que o movimento seja compensando no ombro. A falta de mobilidade/flexibilidade em alguma destas articulações e músculos, levam a um padrão de movimento incorreto, o que pode gerar lesões, portando é de suma importância o acompanhamento de um profissional na sua rotina de treinos.
Este exercício desenvolve força e potência em membros inferiores, quadril e nos músculos do core, o que é muito importante para melhorar o pop das manobras e o controle do corpo sobre o skate, além de desenvolver força em membros superiores e ombro o que é muito importante para se proteger das quedas quando as manobras não dá certo.
Em um único exercício temos muitos benefícios, apesar de sua difícil execução, seguindo os passos didáticos, trabalhando mobilidade e flexibilidade em um curto espaço de tempo é possível executar o movimento com perfeição e aproveitar todos os benefícios que ele trás para quem anda de skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: