quinta-feira, 5 de maio de 2016

O risco da rabdomiólise no skate

Com a evolução do nível das manobras no skate é muito comum ouvirmos as queixas de dores musculares de skatistas após sessões pesadas, geralmente skatistas profissionais ou amadores que estão produzindo material e se superando por conta disso. Mas um fator muito preocupante e ainda pouco conhecido pode estar por trás dessas dores e ainda trazer consequências muito maiores, a rabdomiólise.
A Rabdomiólise é uma condição na qual o tecido muscular esquelético é danificado rapidamente. Produtos de degradação das células musculares danificadas são liberados na corrente sanguínea; alguns destes, tal como a proteína mioglobina, são prejudiciais para os rins e pode levar à insuficiência renal. A lesão muscular pode ser causada por fatores físicos (por exemplo, lesão por esmagamento, exercício extenuante), medicamentos, abuso de drogas e infecções. Algumas pessoas têm uma condição muscular hereditária que aumenta o risco de rabdomiólise. O diagnóstico geralmente é feito com exames de sangue e urina. A base do tratamento é quantidades generosas de líquidos intravenosos, mas pode incluir diálise ou hemofiltração em casos mais graves.
Os sintomas de rabdomiólise dependem da sua gravidade e se é desenvolvida insuficiência renal. Formas mais leves podem não causar quaisquer sintomas musculares, e o diagnóstico é baseado em testes sanguíneos. A Rabdomiólise mais grave é caracterizada por dor muscular, sensibilidade, fraqueza e inchaço dos músculos afetados.
O lançamento dos componentes do tecido muscular para a corrente sanguínea provoca distúrbios eletrolíticos, que pode levar a náuseas, vômitos, confusão, coma ou ritmo cardíaco anormal. A urina pode ficar escura, muitas vezes descrita como “cor de chá”, devido à presença de mioglobina. Os danos para os rins podem dar origem a uma diminuição da produção de urina ou ausência dela, geralmente de 12 a 24 horas após o dano muscular inicial.
Qualquer atividade física que exija alta intensidade por um período longo de tempo em condições não ideais de temperatura e umidade expõe os atletas a essa condição, isso incluí ultra-maratonas e corridas de aventura, atividades militares e treinamentos para esportes competitivos, e o skate se encaixa perfeitamente nessa descrição já que a intensidade pode ser muito alta. Além disso, a condição que apesar de ter um fator genético como facilitador é muito mais comum em skatistas experientes que tem um nível de skate invejável e se acostumaram a aguentar e superar desafios cada vez maiores e muitas vezes mais demorados.
A principal dica para evitar este tipo de problema está na hidratação constante e principalmente na atenção dada às dores musculares tanto nas sessões de skate como após as mesmas, além de conhecer os limites do seu corpo para evitar exageros.
Outro ponto importante está na condição física do skatista, quanto melhor for sua capacidade física menor vai ser o risco corrido, por isso a preparação física é muito importante nesta parte preventiva.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: