quinta-feira, 12 de maio de 2016

A importância do aquecimento no skate

Andar de skate é uma atividade que exige muito corpo, tanto da parte física como da parte mental do skatista, e isso vem trazendo cada vez mais importância para a preparação física no skate, tanto para a prevenção de lesões como para a melhora da performance.
Mas só estar bem preparado fisicamente basta para evitar as lesões e evoluir no skate? Um dos maiores erros da imensa maioria dos skatistas não está na sua preparação física, mas sim no que fazem antes de andar de skate, ou melhor não fazem, o famoso "aquecimento".
Um bom aquecimento só será efetivo para o desempenho (performance) e com objetivo de minimizar lesões cardíacas e musculares, se for executado dentro uma técnica apropriada, com volume e intensidades adequados.
O principal problema quando o assunto é aquecimento encontra-se nas diferentes formas de se aquecer e na confusão, entre quais elementos compõe o aquecimento. Para a alguns skatistas, segundos de alongamento já são suficientes para estarem aquecidos, para outros colocar o skate no chão e sair manobrando é o que resolve. O aquecimento é um conjunto de atividades, de medidas tomadas antes da carga desportiva, seja em treinamentos ou em competições, a fim de buscar um ótimo estado de desempenho, podendo atingir níveis orgânico, psicológico, muscular e articular.
Sob uma visão geral temos dois principais tipos de aquecimento o "Geral" que mobilizam grandes massas musculares e o "Específico" que consiste em exercícios específicos para o skate. É importante não se enganar, pensando que qualquer coisa resolva e atenda o que o corpo precisa, as diferenças devem ser sincronizadas para que o organismo funcione bem, saber executar um bom aquecimento é determinar o funcionamento ideal e o movimento adequado do corpo a fim de atingir o seu desempenho máximo.
A exemplo disso temos os efeitos de cada tipo de aquecimento em cada sistema, começamos com o aquecimento geral com seus efeitos sobre o metabolismo e o sistema nervoso onde acontece todo processo relacionado à estimulação (tempo que uma corrente precisa desencadear um estímulo). Aumento do potencial de ação e aumento da velocidade de condição de estímulo são acelerados pela temperatura. Agora sobre o sistema músculo esquelético onde as temperaturas entre 38,8 e 41,6 graus Celsius são consideradas apropriadas para alcançar plasticidade das fibras musculares. Elas relaxam, exigindo menos tempo de tensão e de tempo para o aumento da flexibilidade, o que evidencia o efeito do aquecimento antes dos exercícios de flexibilidade.
Já no aquecimento específico deve ser contínuo ao aquecimento geral. Este tipo de aquecimento tem importante papel no desempenho de modalidades esportivas que requerem muita coordenação como o skate. Através de exercícios facilitados e típicos da modalidade, que ativem a automatização e favoreçam a adaptação do skatista às sessões de skate. O aumento da temperatura corporal não implica no aumento automático da temperatura dos músculos e das articulações.
As articulações e músculos tornam-se mais eficientes no trabalho mecânico e metabólico em conseqüência de um aquecimento bem planejado e que, não se deve fazer exercícios de alongamentos e de flexibilidade sem que e temperatura dos tecidos exigidos para estas tarefas estejam devidamente aquecidos. E de uma vez por todas: Alongamento não é aquecimento e alongar-se frio, nem pensar.
O aquecimento é a principal forma de se precaver de lesões durante uma sessão de skate e também de preparar o corpo para aprender novas manobras, portanto não tenha preguiça antes de andar e coloque o corpo e a mente para trabalhar.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: