quinta-feira, 19 de maio de 2016

Tendinite de ombro em skatistas

O risco de quedas no skate é constante, e a experiência na hora da queda varia de skatista para skatista e com isso temos diferentes tipos de lesões por todo o corpo. Uma das áreas mais acometidas é a região do ombro, pouco trabalhada pelos skatistas e muito recrutada para se proteger das quedas, sendo usada constantemente e pouco treinada.
Devido a este uso excessivo é muito comum skatistas reclamarem de dores constantes no ombro, as famosas tendinites. A tendinite é a inflamação do tendão que é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso.
A tendinite pode ser ocasionado por traumas, excesso de uso ou envelhecimento, uma vez que o tendão vai perdendo sua elasticidade. A síndrome do impacto é caracterizada por dor e limitação de movimento sobretudo na realização de atividades acima da cabeça. A causa mais comum são tendinites nos músculos do manguito rotador.
A melhor prevenção de lesões é o fortalecimento dos músculos dos ombros e dos braços para melhor estabilizar as articulações da região, principalmente a musculatura do manguito rotador. A fase aguda e subaguda da lesão são momentos onde é contra indicado qualquer atividade física e o mais indicado é a realização de compressas de gelo.
Se mesmo após este período de repouso e gelo a dor persistir o ideal é iniciar a fisioterapia com recursos de eletroterapia visando a melhora da dor e a redução da inflamação, após isso melhorar a amplitude de movimento através de técnicas de mobilidade e flexibilidade e por fim realizar um trabalho de fortalecimento muscular para evitar o surgimento de novos problemas no local.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: