quinta-feira, 3 de março de 2016

Bursite no joelho de skatista

O joelho de um skatista é uma área bastante propicia a vários tipos de lesões. Recentemente tenho atendido vários casos de skatistas com bursite e hoje vamos falar sobre este problema que apesar de não ser grave acaba atrapalhando bastante na hora da sessão.
Bursite é uma inflamação de uma bursa localizada perto da articulação do joelho. Uma bursa é um pequeno saco que possui líquido e que funciona como amortecedor, reduzindo a fricção e os pontos de pressão entre os ossos, os tendões e os músculos perto das articulações.
Cada um dos joelhos possui 11 bursas. Qualquer uma destas bursas pode desenvolver uma inflamação, a bursite no joelho ocorre com mais frequência sobre a rótula ou no lado interno do joelho sob a articulação.
A bursite no joelho provoca dor e pode limitar a mobilidade. Os sinais e sintomas de podem variar, dependendo da bursa que estiver infetada e do que se encontra a provocar a inflamação em específico. Uma pancada forte com o joelho pode provocar a ocorrência rápida de sintomas. Contudo, a maioria dos casos de bursite nos joelhos resulta de lesões repetitivas sofridas em trabalhos que requerem que se agache bastante, como na hora de executar as manobras com o skate. Como tal, geralmente, os sintomas começam de forma gradual e podem piorar com o decorrer do tempo.
O diagnóstico é feito através de exame físico realizado pelo médico e exames de imagem como a ressonância magnética e o ultra-som. Já o tratamento consiste em medicação via oral ou local ministradas pelo médico e sessões de fisioterapia com técnicas de eletroterapia, alongamentos e fortalecimento muscular para evitar casos recorrentes.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: