quinta-feira, 24 de março de 2016

A importancia do Kettlebell no skate

O skate de um modo geral é uma atividade física bem completa já que exige várias valências físicas do seus praticantes. A preparação física específica para skatistas tem por objetivo aumentar essas valências físicas visando uma melhora na performance do skatista e também um trabalho preventivo de lesões. Hoje falaremos de um exercício simples porém de grande utilidade no skate e de muito fácil realização, mas que trás muitos benefícios para o corpo, o kettlebell swing.
O kettlebell já descreve em seu formato a sua utilidade por se basear em uma esfera possuindo uma alça, notamos que diferente dos halteres normais, seu centro de gravidade (parte de maior peso) fica fora do pegador (alça), o que nos leva sempre que deslocarmos ele, desenvolver pequenos movimentos circulares para move-lo em seu trajeto, gerando uma adaptação de nosso core para a manutenção desse deslocamento.
O kettlebel swing , é o mais básico movimento desse instrumento, consiste em deslocar uma massa (kettlebell) que aponta para baixo e se inicia entre as pernas e desloca-la através de um pendulo até a altura de seus ombros, sempre mantendo o deslocamento da massa em um arco imaginário com a sua parte mais pesada girando para fora, a mesma técnica de execução pode ser feita unilateralmente ou alternadamente, ambas necessitando de uma maior adaptação ao instrumento.
As adaptações são inúmeras, sendo um grande trabalho de glúteos e quadríceps, tanto no inicio do movimento por manter a base do agachamento como no trajeto pois o deslocamento força muito o CORE, que se adapta para manter sua posição de base, já a cadeia posterior do corpo tem grande participação, pois ao desenvolver o arco, seu recrutamento ocorre com o intuito de lançarmos o corpo para traz fazendo com que toda estrutura posterior de seu corpo se contraia para o deslocamento do kettlebell que encontra o sua parte mais pesada na outra ponta.
Esse exercício por ser muito dinâmico, tem grande utilidade em treinos que envolvam força, potência e estabilização, tendo importância na base do conceito de transferência e produção de força que ocorre nos levantamentos olímpicos.
Acredito que suas maiores vantagens seriam, o poderoso trabalho do CORE (reto, transverso, oblíquo externo do abdômen, parte inferior do reto abdominal, reto femoral, quadrado lombar, eretor de espinha, glúteo médio e máximo) na estabilização, mas um enorme recrutamento de glúteos e quadríceps por ser iniciado com pernas e quadril fletidos e se estendendo em um movimento único e potente, a cintura escapular tem seu valor por também ser recrutada na estabilização dos ombros, não sendo o nosso foco mas podendo ser citado como ativo, ou seja um movimento de surpreendente mobilização muscular.
Essa técnica é bem compatível com o que o skate atual recruta do corpo de seus praticantes, sendo uma boa opção para os treinos. Para saber mais sobre nosso método de preparação física específico para skatistas, entre em contato para agendar uma avaliação gratuita.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: