quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Com a palavra: Rafael Eduardo

Fazer acontecer mesmo longe da grande mídia e dos grandes centros é tarefa árdua para muitos skatistas Brasil afora, e muitos deles vem conseguindo fazer isso com extrema competência. Dono de um estilo único com manobras técnicas e muito pop, desenvolve seu skate cada dia mais pelas ruas de Franca, cidade esta a qual ele representa como skatista e como empresário, levando a cultura skateboard mais além. Junto com sua crew, Colletividade, vem escrevendo belas paginas na história do skate brasileiro, confira como foi nossa conversa com Rafael Eduardo agora no Skate Saúde.
Nome: Rafael Eduardo
Idade: 25 anos
Tempo de skate: Desde 2004
Local: Franca-SP
Patrocínio: Posible, Colletividade, Dreams Skateshop
SS- Salve Rafael, você é de Franca cidade do interior de São Paulo, como o skate vem se desenvolvendo na região e quais as principais diferenças da época em que você começou a andar para os dias de hoje?
Salve Thiago! Isso ai, sou do interior de São Paulo, e apesar da distancia de viver afastado da grande capital onde rola muita informação para absorver, aqui também tem bastante skate, muita gente andando e vários spots pela região pouco vistos em vídeos.
Comecei a andar em 2004, nessa época acho que já era tudo mais fácil acesso, tanto para agilizar umas peças quanto para ver um vídeo, não falo pelas condições financeiras, digo pela vontade de fazer o corre, se quisesse realmente tinha. Hoje em dia é mais fácil ainda, a praticidade da internet, mais lojas reais de skate, claro que tem muita coisa para melhorar e tudo tem seu lado positivo e negativo, o skate no interior como em todo Brasil esta em constante evolução apesar das dificuldades. Agradeço as gerações anteriores por plantar a raiz e ajudar a permanecer a verdadeira chama do skateboard acesa, obrigado 80´s e 90´s.

SS- Após vencer o "Dá as tricks Vidal" você foi conhecer um dos principais centros de skate no mundo que é Barcelona, como foi sua primeira vez na cidade e quantas vezes você voltou depois para produzir imagens?
Essa promoção da ÖUS rolou em 2011 e nesse mesmo ano eu estava ajuntando dinheiro porque queria muito conhecer Barcelona, veio em boa hora, graças a Deus. Ganhei a passagem e a grana que estava guardando usei para passar o tempo que fiquei lá.
Foi muito style porque alguns membros da equipe ÖUS, junto com mais uns amigos tinham alugado um apartamento gigante e coincidiu de eu ir na mesma época, então ficamos juntos em uma sintonia muito pesada, andando todos os dias, nos divertindo e conhecendo aquele paraíso.
Era tudo muito novo para mim, primeira vez fora do Brasil, queria aproveitar tudo ao mesmo tempo, voltei esse ano para finalizar minhas imagens para o Simplesmente e futuros projetos, foi muito louco porque fui com um amigo que ando todos os dias, Eduardo M.S. conexão de mili anos e amizade, gratidão. Oh lugarrrr!

SS- Além de skatista você também é empresário, como é tocar a sua loja e ao mesmo tempo fazer todo o corre que um skatista precisa fazer?
A Dreams Skateshop tem 5 anos, 3 anos atrás fechei uma sociedade com o Eduardo M.S. e chamamos o Guilherme Faria para ajudar na área administrativa e vendas, soma também o Iago José e o Rafael Lourenço que fazem parte da equipe. Todos nós andamos de skate e assim fica fácil a comunicação entre nós, quando um precisa viajar o outro fica e assim vamos seguindo.

SS- Gostaria que você falasse um pouco sobre a Colletividade, como começou e qual a importância dela para a cena local?
Colletividade é uma crew de amigos. A ideia vem desde 2007 com um projeto de vídeo independente, anos atrás registramos como marca e estamos esperando um momento exato para dar o "start" com os produtos nas lojas, tudo muito natural, porque nosso intuito é continuar ajudando o skate de alguma forma além de manobrar, dar um suporte real para o skatista como as reais marcas fazem.
Simplificando todo mundo que esta na mesma vibração de pensamento em fortalecer a cultura skateboard é Colletividade. "Não procedemos como indivíduos, nossas inspirações vem da cultura urbana, acreditamos que a verdadeira força esta na natureza do que é coletivo, somos um organismo vivo"(frase que esta registrada nos Tags de alguns produtos).
SS- Sua parte no novo Simplesmente ficou bem louca, como foi participar da tour de premiers com o resto da crew e sentir de perto a energia do público?
Da hora que curtiu, satisfação total! Para mim é muito gratificante fazer parte deste projeto, pois todos que estão envolvidos são muita influencia para meu skate. Passamos em mais de 25 cidades e todas transmitiram uma energia muito cabreira que só quem esteve presente nas premières pode explicar, porque em palavras é impossível.
Poder estar junto com esses monstros do skate nacional, ajudando a manter essa essência do skate de rua acesa é muito inspirador para continuar vivendo. Foi épico, vai ser lembrado por toda vida.

SS- No vídeo de aniversário de 5 anos da Posible você também chegou pesado, como é participar de um momento tão importante para uma marca que valoriza o skate brasileiro ? Valeu Thiago! Sou muito grato por fazer parte da Posible, uma marca criada por skatistas e com uma equipe de identidade. Sintonia em andar Marcelo Marreco, Gabriel Gomes, Rodrigo Lima e Eduardo Mendes, apesar de nós nos trombarmos pouco pelo fato deles morarem afastado da minha cidade sempre que nos encontramos é divertido e absorvo muita coisa boa, tanto no skate como pessoa. Tenho total liberdade em dar minhas ideias e aprecio muito o trabalho da Posible porque além do business existe amizade, e isso dou muito valor.

SS - Quais os seus planos para o futuro ?
Continuar andando de skate para Deus, creio que temos que aproveitar os dons que ele nos deu para ser útil em coisas boas, ser influencia para as pessoas de uma forma certa e saudável. Tudo que vivemos nesse mundo é passageiro, temos que deixar a mensagem para quem fica e quem prossegue de fazer o bem independente do dia bom ou ruim, o restante é consequência e chega naturalmente.
"O material passa mas a verdadeira energia divina é eterna."
Palavras de Jesus- eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.
 
Agradecimentos: Obrigado Thiago e Skate Saúde pela oportunidade, Deus abençoe você, sua família e os corres. Grato Posible, Colletividade e Dreams Skateshop pelo suporte. Obrigado reais e família.
Skateboard por amor!

Nenhum comentário: