quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O treino tabata e o skate

A cada dia mais skatistas procuram a preparação física visando uma melhor performance sobre o carrinho e também minimizar o risco de lesões que o skate oferece. Hoje falaremos sobre um método que utilizamos muito aqui no Skate Saúde devido à sua semelhança com o skate, um exercício de alta intensidade e intervalado.
Nos anos 90, uma equipe de pesquisadores japoneses decidiram que iriam buscar a resposta sobre que método era mais eficiente para o emagrecimento. Liderados pelo PhD Izumi Tabata, eles saíram em busca de respostas. Pesquisaram todo tipo de exercício, desde os aeróbicos de baixa intensidade, até exercícios de força. Sua pesquisa com o resultado foi divulgada no renomado Medicine and Science in Sports and Exercise e é considerado até hoje um marco na ciência do exercício físico. O que Tabata e seus pesquisadores conseguiram comprovar foi que a intensidade do exercício é tão importante ou até mais que o volume. Portanto, o mesmo pesquisador criou o método Tabata, que tem o respaldo científico de que funciona e deu origem a muitos outros programas que se basearam em sua metodologia.
O método Tabata consiste em um volume que oscila entre 7 e 8 séries, de exercícios aeróbicos, que podem ser caminhada, bicicleta, transport ou qualquer outro. Cada série consiste em 20 segundos de intensidade elevada a 170% do Vo2 máximo. Ao fim de cada série, utiliza-se um descanso ativo de 10 segundos. Neste descanso ativo não se deve parar, mas apenas diminuir a intensidade.
Se você for somar as 8 séries deste método, com duração de 30 segundo cada, verá que o método Tabata original tem duração de 4 minutos. Esse método de treino se parece muito com uma sessão de skate, pensando na execução de uma linha, você uma a intensidade alta para executar as manobras e a pausa ativa remando entre as manobras ou obstáculos. Temos obtido grandes resultados usando esta metodologia em conjunto com outros tipos de treinamento, como é um treino rápido e dinâmico a aceitação é grande por parte dos skatistas.
Seu corpo é a sua principal ferramenta para andar de skate, portanto cuide bem dele. Para saber mais sobre nossa metodologia de treinamento físico específico para skatistas, entre em contato e agende uma avaliação gratuita.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: