quinta-feira, 30 de julho de 2015

A importancia da periodização no skate

O skate vem evoluindo e atingindo novos níveis a cada dia que passa. Há altura dos obstáculos, os combos de manobras e até o pop das manobras mudou, fazendo com que manobras difíceis realizadas por poucos skatistas há anos atrás hoje seja uma manobra fácil realizada até por skatistas iniciantes.
Com toda esta evolução cada vez mais a preparação física no skate ganha força e dentro deste quesito um ponto chama muito a atenção que é a periodização. O corpo humano consegue facilmente se adaptar a diferentes situações e estímulos, por essa teoricamente fácil adaptação é que, buscamos sempre estímulos diferentes em intensidades diferentes. Em primeira instância, porque isso possibilita o sistema neuromotor do atleta não adaptar-se a um estímulo e, assim, progredir sempre com diferentes formas de estímulos. Em segundo lugar, porque isso é uma maneira preventiva de overtraining e lesões. Saber periodizar o treino é manter-se na intensidade máxima, dentro de padrões aceitáveis pelo corpo.
Como o próprio nome disse, são períodos montados ou pré-estabelecidos. Dentro desses períodos, encontramos diversos métodos de treinamento e, claro, diversos estímulos diferentes. O treinamento desportivo consiste em planejar e elaborar um modelo de treinamento, respeitando o skatista com sua individualidade, biótipo, objetivo e modalidade escolhida dentro do skate.
Deve-se dividir essa periodização em ciclo ou períodos estabelecidos previamente em função do grau de condicionamento físico em que se encontra o skatistas. Diante disso o treino será personalizado e montado dentro das possibilidades individuais. Esses ciclos devem ser respeitados em cada fase e etapa para que se torne eficaz para fase subseqüente. O objetivo é subdividir uma fase específica, geralmente longa de treinamento (macrociclo) e períodos mais curtos (mesociclos). Dentro desses mesociclos se subdivide em microciclos, sendo a duração de uma semana até quinze dias.
Os ciclos podem durar um ano ou mesmo uma temporada, cada parte dele tem como função controlar a intensidade, volume, freqüência, séries, repetições, repouso e alterar a variedade das seções de treino. Sua grande função é eliminar qualquer tipo de efeitos negativos durante o treinamento, mantendo assim um melhor desempenho ao final de cada período. Se fomos parar e pensar na rotina de um skatistas é muito complicado para montarmos esse tipo de periodização muito comum em outros esportes. No skate poderíamos montar uma periodização baseada em diferentes objetivos como um campeonato, uma tour, uma viagem para produzir imagens entre outras muitas hipóteses.
O principal diferencial do skatistas é que ele anda de skate todos os dias para aprender novas manobras e evoluir, por isso seu corpo precisa estar apto sempre a novas situações. Este é o segredo da preparação física específica para o skate, manter seu corpo sempre pronto para render nas sessões de skate e aprender novas manobras, e não ser uma atividade extra que vai desgastar seu corpo e impedir que você consiga andar de skate melhor por estar cansado como acontece na maioria dos casos.
Para saber mais sobre nossa metodologia de treinamento entre em contato conosco e agenda uma avaliação gratuita.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: