quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Joelho de skatista

Os joelhos geralmente são locais de grande preocupação para qualquer skatista, visto que é o segundo local mais acometido por lesões na prática do skate.
É muito comum vermos lesões nos meniscos, LCA entre outras mas esta semana atendemos um caso um pouco diferente. Depois de uma pequena torção sem muita gravidade nosso paciente começou a reclamar de dor na parte posterior do joelho que o impedia até de remar.
Após alguns testes ortopédicos o exame de imagem confirmou nossas suspeitas de tendinite no poplíteo. O poplíteo é um músculo pequeno e achatado, situado na parte posterior do joelho (fossa poplítea). Suas principais funções são rotações interna e externa de tíbia e fêmur, estabilização no deslocamento anterior do fêmur junto com o quadríceps e o ligamento cruzado posterior. Também pode auxiliar na prevenção do impacto aos meniscos.
Essa tendinite ocorre por sobrecarga do poplíteo em saltos com o skate onde é muito utilizado para a estabilização do joelho durante a volta da manobra.
Também pode ocorrer devido à fadiga excessiva do músculo quadríceps, devido ao desgaste físico causado pela prática excessiva do skate sem uma preparação física ideal. A pronação excessiva do pé também pode ser um fator agravante, portanto fique atento e procure sempre usar um tênis de qualidade para andar de skate.
Os principais sintomas são dor na região póstero-lateral que “aperta” o joelho; dificuldade em caminhar e até remar com o skate e sensibilidade local.
O tratamento de fisioterapia visa diminuir imediatamente a dor e a inflamação com utilização de crioterapia, uso de ultrasom, laser e outros recursos que tem esse objetivo. Na cinesioterapia pode-se utilizar exercícios para revitalizar a região poplitea com alongamentos e mobilizações passivas e ativas dependendo do grau de lesão e o fortalecimento do quadriceps para volta total ao skate. Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: