quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Tendão patelar e o skate

Na ultima semana atendi um paciente com uma lesão que até então não tinha tido contato em skatistas. Sabemos que o joelho do skatista é a segunda área do corpo mais lesionada, mas geralmente as lesões são torções, problemas ligamentares ou de menisco e os traumas direto.
Desta vez o caso foi diferente, uma lesão total do tendão patelar, lesão igual a sofrida pelo jogador Ronaldo ha alguns anos atrás que comoveu todos os brasileiros. No caso do nosso paciente a lesão ocorreu após uma manobra não concluída em um corrimão.
O tendão patelar está localizado na articulação do joelho e conecta o tendão do quadríceps e a rótula com a tíbia.Os tendões são estruturas de tecido conjuntivo fibroso que surgem do músculo e se encaixam no osso, são os meios de união entre estas estruturas.
A ruptura é provocada por uma contração violenta do quadríceps com o joelho flexionado. A Ruptura do tendão patelar representa a fase final de uma tendinopatia degenerativa resultante de microtraumas repetitivos do tendão. Esta ruptura pode ocorrer também com traumas menores nos pacientes cujos tendões estão enfraquecidos por doenças sistêmicas. Nesses casos o paciente em geral relata uma história prévia de dor na face anterior do joelho.
O diagnóstico é feito com base na presença de um defeito na face anterior do joelho, dolorosa e palpável na substância do tendão imediatamente abaixo da rótula, a rótula em geral sobe e fica mais alta em relação ao outro joelho, o paciente perde a capacidade de esticar o joelho e para ficar em pé precisa colocar a mão na parte da frente do joelho ou da coxa para impedir que o joelho flexione.
O sucesso do tratamento depende em grande parte do intervalo entre a lesão e o reparo. A Cirurgia logo após a lesão é recomendada para melhorar os resultados. Após alguns dias a rotula sobe devido a contração do quadriceps e afasta as bordas tendinosas, dificultando a sutura e piorando o resultado pós operatório.
Após a cirurgia de "reconstrução" do ligamento é iniciado o tratamento fisioterapêutico enfatizando a amplitude de movimento e posterior a isso o fortalecimento do quadriceps e a retomada das atividades cotidianas e esportivas.
Este tipo de lesão em skatistas não é muito comum e só reforça a importância da preparação física no skate e sua importância na prevenção de lesões.
Outro ponto importante é sempre cuidar das pequenas lesões para que elas não se agravem e acabem gerando lesões mais graves.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se

Nenhum comentário: