quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ginástica Natural e o skate

Cada vez mais a preparação física vem fazendo parte da rotina dos skatistas, tanto para a prevenção de lesões como para a melhora da performance e qualidade de vida. A prática de exercícios funcionais tem atraído adeptos em todo o mundo, afinal, sem o uso de equipamentos, tendo de lidar com o peso e a força do próprio corpo, o atleta se sente desafiado a superar seus limites e a fortalecer corpo e mente.
Um dos métodos mais populares em todo o mundo e que costuma usar movimentos orgânicos que lembram aqueles feitos pelos animais, a ginástica natural proporciona condicionamento físico, qualidade de vida e saúde, por usar a constante movimentação para desenvolver força, potência, resistência, mobilidade, equilíbrio, flexibilidade, coordenação, perda de peso, tônus muscular, qualidade de vida, entre outros benefícios físicos importantes para qualquer skatista.
A ginástica natural tem como essência o jiu jitsu e a yoga que dão o suporte para a filosofia desta atividade, que foi observada através das passadas dos felinos e acrobacias dos macacos. Esta atividade tem por finalidade fortalecer e alongar o corpo, fazendo com que o praticante mantenha uma postura correta e uma boa flexibilidade. Além de deixar os músculos fortes e resistentes. A grande sacada desta atividade é que todos os movimentos são feitos sem qualquer tipo de equipamento, somente usando a força e o peso do próprio corpo, diminuindo em muito as lesões provocadas por outras atividades.
Desenvolvida na década de 1980 pelo profissional de Educação Física Alvaro Romano, a ginástica natural usa ainda técnicas de respiração, proporcionando assim maior concentração e controles motor e mental, sendo praticado por quem deseja a integração de corpo e mente. Além disso, o método de Romano conquistou adeptos em diversos países e é aplicada além do universo fitness.
Por trabalhar força e flexibilidade, a ginástica natural tem mostrado muito sucesso no Brasil e no exterior ao ser usada em conjunto com a fisioterapia para ajudar na recuperação dos movimentos. Assim como qualquer outro treinamento, o uso do método pode ser periodizado e não há restrição quanto ao local de prática.
Um método de condicionamento físico e saúde, com 30 anos de pesquisa, beneficiando a saúde de seus praticantes e proporcionando qualidades físicas como força, equilíbrio, estabilidade do core, mobilidade, resistência, coordenação, técnicas de alongamento e flexibilidade de forma dinâmica e simultânea; resultando em qualidade de vida e saúde, perda de peso e massa muscular além da melhora do desempenho. Através das técnicas de respiração, proporciona consciência corporal, recuperação física e bem-estar deixando o skatista preparado para superar novos desafios.
Seu corpo é o bem mais precioso que qualquer skatista pode ter, portanto cuide bem dele e prolongue sua vida útil sobre o skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: