quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dores na sola do pé do skatista

No ultimo final de semana teve inicio mais uma temporada do Forfun, curso de skate para mulheres, onde a maioria das alunas nunca teve uma vivencia pratica sobre o carrinho.
Uma das situações que já venho observando desde a primeira oportunidade que tive em trabalhar no curso, foi o relato de dores na sola do pé de muitas alunas nas diferentes turmas.
O motivo desta dor pode ser a famosa fascite plantar. A fascite plantar é uma inflamação do tecido denso na sola do pé, que ocorre pelo esforço excessivo da região.
Esse tecido é denominado fáscia plantar, uma aponeurose (tecido que recobre a musculatura da planta do pé) que se estende do calcâneo, osso que forma o calcanhar, aos dedos. Ela ajuda a manter o arco longitudinal do pé. Também conhecida como fasceíte, ela é sentida através de uma fisgada na planta do pé, que aparece porque a área tem uma curvatura natural e precisa se acomodar ao solo ou shape (que em geral é reto), tensionando e sobrecarregando suas estruturas.
Esta inflamação é causada durante o aprendizado da “remada” onde a falta de pratica, impede que a biomecânica do movimento seja executada com precisão. O pé bate varias vezes no solo com muita força, gerando um grande impacto nesta região e consequentemente a inflamação seguida de dor.
A forma de se tratar a lesão é sempre conservadora, sendo feita com anti-inflamatórios e analgésicos. Também é importante a fisioterapia com exercícios para alongamento da fáscia plantar e do tendão de Aquiles (tendão da perna posterior) e o fortalecimento da musculatura desta região.
O uso de bons tênis para andar de skate também é muito importante, nossa parceira ÖUS é uma das empresas que tem dado atenção especial as suas palmilhas e calçados visando minimizar este problema.
A principal dica é sempre fazer compressas com gelo no local para diminuir a dor e evitar que a inflamação aumente, realizando esta compressa por 15 minutos pelo menos 3 vezes ao dia já será possível observar uma melhora no quadro.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: