quinta-feira, 15 de maio de 2014

Artrite no joelho

O corpo do skatista sofre vários tipos de impacto durante as sessões, prova disso são as diversas lesões que os praticantes apresentam. A evolução do esporte é um agravante para esta situação, manobras cada vez mais altas e complexas tem trazido novas lesões aos skatistas.
O joelho do skatista é uma área bastante comprometida, principalmente por conta dos saltos e isso com o passar dos anos contribui para o desgaste natural da articulação. Com isso surgem as artrites que é uma espécie de “inflamação da articulação” e com a evolução do quadro acaba se tornando uma artrose.

A articulação é onde a extremidade de dois ou mais ossos se movem. A articulação do joelho, por exemplo, é formado entre os ossos da perna (Tíbia e Fíbula) e o Fêmur.
A artrite afeta principalmente a cartilagem articular causando o seu desgaste. A cartilagem articular normal apresenta uma superfície muito lisa que é banhada por um liquido espesso semelhante a um óleo (liquido sinovial), essas características permitem aos ossos uma movimentação com pouquíssimo atrito. Quando essa superfície articular “envelhece” e perde suas características físicas pode surgir dor, edema, inchaço e crepitação (pequenos estalos e rangidos durante o movimento articular).
Com isso a articulação vai ficando cada vez mais rígida, e dolorida dificultando o movimento e às vezes interferindo diretamente na vida ativa do individuo. É cada vez mais comum vermos skatistas jovens com estes sintomas.
O tratamento pode ser conservador através de medicação via oral e da fisioterapia e em casos mais graves a cirurgia pode ser a única alternativa. O melhor a fazer é a prevenção com uma preparação física especifica para o skate onde os músculos serão responsáveis em absorver e controlar os choques que o corpo leva e o uso de bons calçados e palmilhas com alto poder de absorção de impacto.
Com estes cuidados podemos garantir uma maior vida útil sobre o carrinho aproveitando tudo que o skate tem de melhor.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: