quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Skate X Natação

Andar de skate é uma atividade que requer uma capacidade física elevada, tanto pela exigência física que as manobras requerem como para aguentar o impacto e os erros que podem resultar em lesões, com isso o condicionamento físico vem ganhando cada vez mais espaço na rotina dos skatistas.
Mas além de um trabalho de condicionamento físico específico para o skate, outros esportes podem contribuir de forma direta para esta melhora na performance e na prevenção de lesões. A natação é um desses esportes que pode acrescentar muitos benefícios a quem anda de skate.
A natação ajuda no desenvolvimento físico e mental, melhora o condicionamento através da estimulação dos sistemas cardiovascular e respiratório, além de propiciar uma simetria de movimentos entre braços e pernas.
Essa movimentação simultânea de braços e pernas desenvolve a coordenação e a lateralidade. Por ser uma atividade que não oferece impacto, possui mínimo risco de lesão, isso faz com que ela seja indicada para inúmeros casos dentre eles o emagrecimento e a melhora na qualidade de vida.
As braçadas frequentes na piscina podem ajudar a melhorar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, o exercício ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.
Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo ótimos benefícios para o organismo, ajudando a melhorar a coordenação motora, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios e tambem contribuindo com a redução da gordura corporal quando praticada na intensidade correta.
A ausência de impacto e o estimulo de diferentes variáveis físicas que ajudam na hora de andar de skate faz da natação um complemento ideal na preparação física dos skatistas, prova disso é que um dos maiores nomes do street skate nacional, o skatista profissional Fabio Cristiano é adepto da natação.
Seu corpo é sua principal “peça” para andar de skate, por isso cuide dele sempre.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: