quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Fratura do acetábulo e o skate

Uma lesão não muito comum em skatistas, mas de alto risco são as fraturas do acetábulo.As fraturas do acetábulo envolvem a região articular do quadril. No skate elas podem ocorrer devido a queda de própria altura ou quedas com mais altura e energia de contato ao solo. A fratura em si geralmente não traz risco de vida, ao contrário das lesões pélvicas, porém pode estar associada a outras lesões justamente por serem causadas por acidentes graves.
O acetábulo faz parte da articulação do quadril. O acetábulo é o soquete da articulação, enquanto o femur é a bola, formando uma articulação do tipo bola-soquete e a fratura do acetábulo ocorre quando o soquete é quebrado.
O diagnóstico é feito classicamente por radiografias com incidências especiais. Atualmente o uso de Tomografia Axial Computadorizada (preferencialmente com reconstrução 3D) é de extrema utilidade para melhor diagnóstico e planejamento do tratamento.A cartilagem acetabular é considerada um tecido nobre, não se regenera e é altamente necessária para suporte do peso corpóreo e movimentação.
O prognóstico é muito variável, de acordo com a gravidade da lesão e condições próprias do paciente. Geralmente lesões que ocorrem fora da área de carga têm melhor prognóstico e não causam maiores transtornos ao paciente. O tratamento da fratura depende da idade do paciente e da extensão do deslocamento e instabilidade do quadril.
Em caso de queda e forte dor na região do quadril, procure o quanto antes ajuda médica para evitar maiores complicações no quadro e para agilizar o processo de retorno ao skate.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: