quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Benefícios do agachamento para o skate

Uma dos maiores desafios para qualquer skatista é aumentar a altura do “pop” e também prevenir lesões nos joelhos, segunda área mais acometida por lesões no skate. Um exercício simples e de grande utilidade para auxiliar em ambos os desafios é o agachamento.
O agachamento, técnica comum de exercício com ou sem peso, que ao longo dos anos ganhou fama de vilão dentro da preparação física devido ao mito criado que correlaciona as lesões no joelho com a execução deste movimento, vem através de estudos recentes se mostrando um grande aliado de nós skatistas.
Para se melhorar o “pop” e prevenir lesões no joelho é necessário um aumento de força na musculatura dos membros inferiores, especificamente não região da coxa e parte posterior da perna.
O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, pois a composição de músculos, articulações e tendões envolvidos é imensa.
O agachamento melhora a mobilidade funcional e aumenta a velocidade na hora de “remar”, aumenta nossa densidade mineral óssea e com isso temos a redução da chance de termos fraturas, fortalece a musculatura do core evitando dores nas costas e lesões, maior altura em saltos verticais e um melhor desempenho nos esportes de auto impacto como o skate. Tudo isso porque o agachamento é um exercício composto, ou seja, recruta mais de um grupo muscular ao mesmo tempo, é um dos melhores exercícios para skatistas e atletas em geral, além de ter grande utilidade para a população em geral.
Quando “remamos” ou saltamos (ollie) empurramos o chão para nos locomover, uma maneira para melhorar essa condição de “forçar” o chão seria aumentando nossa resistência. Com atuação em músculos como quádriceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilhas para produzir força, além disso, ainda ativação da musculatura do core, o agachamento vai permitir a integração dessas partes e com isso aumento da performance no skate.
Agachamentos profundos onde subimos por toda extensão de modo a alongar o tendão da perna aumenta a capacidade de impulsão vertical e melhora o desempenho no salto o que automaticamente reflete na hora do ollie.
O agachamento frontal é uma das melhores ferramentas para alcançar novos níveis de performance, flexibilidade e mobilidade dinâmica. Produz altos níveis de força e também ajuda a treinar a aceleração vertical. O agachamento frontal coloca menos força compressora no joelho que o agachamento comum, enquanto continua a fornecer um estímulo de treinamento equivalente aos músculos.
Trabalha o quadríceps, músculo reto abdominal e eretores da espinha melhor do que o agachamento livre comum. Isto o torna um excelente exercício para os quadríceps e tronco onde se aplica a velocidade de “sprint” (remar em alta velocidade em direção ao obstáculo) e capacidade de saltar para os skatistas, pois permite o treino do corpo para transferir força ao longo da cadeia cinética.
Procure sempre um profissional especializado para montar sua rotina de treinamentos e auxiliar na execução.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: