quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O "joanete" e o skate

Um pequeno número de skatistas em especial as mulheres tem relato um problema até então pouco comum no meio do skate, dores nos “dedão do pé”, o chamado joanete. Essas dores podem limitar não só as sessões de skate mas também a qualidade de vida das pessoas.
O joanete é uma deformidade gerada por uma mudança na angulação dos ossos que atinge o dedão do pé, o dedão fica torto e é desviado em direção ao segundo dedo e as laterais dos pés ganham a carga destinada ao dedão. Por causa da pressão, surge uma bolsa cheia de líquido que, na maioria das vezes, é dolorosa. O problema aparece normalmente na fase adulta, entre os 20 e 30 anos. Mas também pode surgir precocemente, durante a adolescência, em casos mais raros.
Há dois principais motivos que podem causar o joanete, a predisposição e o uso de calçados inadequados. No geral, o joanete se forma por fatores intrínsecos que envolvem genética e hereditariedade e os extrínsecos, como o uso de calçados inadequados, que ajudam a formar ou acentuar o problema.
O joanete pode causar uma série de problemas, entre eles dores, calosidade, bursite e tendinite. No primeiro momento, a dor é mais por causa do atrito, conforme o tempo for passando e o joanete for progredindo, pode levar um desequilíbrio de toda a região posterior do pé. Quando acontece isso, o dedão fica insuficiente para lidar com o peso do corpo e começa a jogar mais peso para o segundo e terceiro dedo.
 A única maneira de evitar os joanetes é usar sapatos confortáveis, modelos que tenham a parte da frente larga e o solado mais rígido, o joanete é um problema progressivo que não tem tratamento, afastadores e protetores de silicone só ajudam a aliviar a dor e diminuir o atrito, mas não resolvem o problema. O paciente pode tratar os sintomas com anti-inflamatórios e gelo, mas só é possível corrigir a deformidade com a cirurgia, por isso, o ideal é tentar evitar que o problema apareça.
Existem várias técnicas cirúrgicas para correção do joanete. Na mais comum, chamada de osteopomia, é feito um corte no osso para realinhar sua angulação no pé. O procedimento é feito em média de 1h. Para fixar, são usados microparafuso que não precisam ser retirados posteriormente. A cirurgia do joanete tem um conceito muito ruim que ficou do passado. Antigamente, com as técnicas cirúrgicas utilizadas, o paciente tinha grandes riscos de que o problema reaparecesse. Fazia cirurgia e tinha 80% certeza de que iria voltar. Hoje, esse risco diminui para 5%.
Como a cirurgia mexe com a parte óssea do pé, o pós-operatório pode ser um pouco doloroso. Mas um dia após a operação, o paciente fica livre para andar com Sandália de Barouk, um calçado especial que substitui a muleta. Os pontos são retirados após 15 dias e é possível caminhas com um tênis baixo entre 45 e 60 dias após a cirurgia.
Seu corpo é sua principal ferramenta no skate, por isso valorize sempre sua saúde.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: