quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Entrevista - Savave

Skate é música são coisas que caminham lado a lado, quem não gosta de escutar aquele som style na hora da sessão ou então dar aquela relaxada depois do role com uma boa música saindo dos falantes. Fora os vídeos de skate onde muitas partes foram marcadas não só por manobras, mas também pela sua trilha e temos muitos casos onde à música se tornou conhecida após ser trilha de algum vídeo e cair no gosto dos skatistas.
Puxado por esta ligação do skate com a música, o entrevistado do mês no Skate Saúde é um grupo de rap oriundo de Curitiba, cidade brasileira que tem se destacado no cenário do rap por seus inúmeros talentos, e que segue a mesma linha no skate, afinal grandes nomes do skate mundial saíram de lá.
As vésperas de lançar seu novo álbum conversamos com a dupla Thiago “Prodigo” e Nave para saber as novidades do Savave autor de uma das trilhas do ultimo vídeo do Skate Saúde. Então sente o peso que invade, e toma conta da vibe, e faz tremer o chão, vocês perguntam quem são eu te digo é Savave!

Nomes: Thiago Prodigo e Nave (SAVAVE)
Idades: 27 e 29 anos
Tempo de skate: mais de apreciação do que prática
Tempo de música: Savave quase 10 anos
Local: Curitiba - PR
Patrocínio: Sallve

SS- Como iniciou a relação de vocês com o skate?
Em Curitiba até meados dos anos 90 era muito fácil se envolver com o skate. Essa época o mercado era muito bem representado por marcas como a Drop Dead e a Maha, dessa maneira que acabamos tendo uma acessibilidade bem grande ao skate.

SS- E o rap, como foi o primeiro contato de vocês com a música?
Difícil definir um primeiro contato, mas algumas lembranças se fundem ao skate justamente pelas trilhas dos vídeos, outras passam pelos tempos da MTV com o YO! apresentado pelo Primo Preto ou o Rodrigo Brandão, também apresentando o Radiola e o Flashblack, por ai vai.

SS- Onde vocês costumam a andar de skate e quem são os principais companheiros de sessão?
Costumávamos (risos)! Os companheiros de sessão sempre foram os amigos do bairro mesmo.

SS- Curitiba é o berço de vários skatistas de peso do cenário mundial como Gerdal, Alex Carolino, Cerezini, Rodrigo Lima entre outros, a que se deve este fato e quem são os novos nomes que vem se destacando por ai?
Curitiba sempre foi um celeiro de talentos e vai continuar sendo. A atmosfera do skate na cidade foi um dos motivos que proporcionou esse destaque. Já tivemos campeões mundiais e hoje temos grandes nomes do mercado mundial como você mesmo já citou. Dos destaques, acho que não podemos deixar passar em branco, mas o Renato Souza está com um role cabreiro!

SS- Outro grande destaque na cidade foi o surgimento da Praça CWB que trouxe um conceito inovador de pista de skate para o Brasil, quais os benefícios que a praça trouxe e como vocês se sentiram com a notícia do seu fechamento?
Uma perda inacreditável! O pico era próximo a minha casa (Thiago Prodigo) e sempre que passo por ali não acredito que vai ser um prédio residencial. A gente sempre tava presente nos eventos e lá acabou se tornando um ponto de encontro também. O beneficio era a prática do skate em um lugar único, sem igual, com uma estrutura difícil de encontrar. Pena que nenhuma grande marca olhou para a praça.

SS- Atualmente o Paraná apresenta algumas das principais marcas de skate do país, como vocês enxergam o mercado local?
Engraçado falar do mercado. Sempre ouvimos falar que está em crescimento, mas nunca fazendo grandes investimentos ou levam a extrema lógica do consumo e esquece-se de investir em atletas.

SS- Por que do nome Savave?
Savave vem de uma brincadeira com SAC (serviço de atendimento ao consumidor). Antes apresentávamos o S.a.v.a.ve como uma sigla (Serviço de Atendimento a Vitimas do Atropelamento Verbal), mas acabou agregando mais valor como uma palavra. Hoje apresentamos a palavra Savave tendo como significado Thiago Prodigo e Nave.

SS- Quem são as grandes influencias de vocês na música e no skate?
Na música se tornou notável nossa influencia pelo J Dilla. Influencias sempre são várias, nós sempre trocamos muitas informações sobre música, das velharias as novidades. No skate, vai de Gerdal, Alex Carolino, Cesar Gordo, Fabio Cristiano, Tutu, Naccarato, Haroldo Carabetti (esse é das antiga), Rogério Mancha, pessoas que sempre vimos andar.

SS- Curitiba apresenta uma safra fantástica de beat makers e artistas que estão fazendo da cidade um pólo do rap nacional, como vocês que fazem parte desta cena enxergam tudo isso?
Todos aqui em Curitiba sempre trabalharam em prol desse reconhecimento e de poder chegar a outros lugares com nosso som. E é bem gratificante ver isso acontecendo.

SS- Atualmente vocês conseguem viver só da musica ou vocês tem algum trabalho paralelo?
O corre está sendo grande para que isso possa acontecer (risos).

SS- Quem são os principais nomes do Hip Hop Curitibano atualmente e quais são os nomes da nova geração que devemos ficar atentos?
Savave (risos)! Tem muita coisa acontecendo por aqui, vários grupos e mc lançando disco. Mas tem a Karol Conká que ta chegando logo mais com seu disco, tem também o mc Bigue e Andrezinho Laudz, Dario Beats e Cadelis chegando com seus trampos logo mais. Várias coisas acontecendo e para acontecer!

SS – O que podemos esperar deste novo álbum do Savave e qual a previsão do lançamento?
Lançamento para o começo de dezembro, provavelmente dia 1°, o disco se chama “Versão Extendida” fazendo uma alusão a extensão, pois os nossos dois primeiros lançamentos foram em formatos diferentes, o primeiro em 2004 foi uma fita k7 (vindo de baixo um som pra tocar alto) e o segundo foi uma mini cd (feito sob medida) em 2008, então resolvemos continuar com a ideia de brincar com o formato da mídia. Um Cd seria uma extensão do Savave, algo em tamanho maior, mais Savave (risos).

SS – Vocês podem adiantar alguma coisa do novo álbum, participações, vídeo clips, parcerias e como tem sido a aceitação do publico com a música “Não Pesa”?
Ano passado lançamos o Single “Sente o peso”, mês passado lançamos o “Não pesa” e exatamente alguns minutos atrás lançamos o “Tudo por” com participação do Black Alien. A aceitação está sendo legal e gratificante. Estamos considerando um recomeço para o Savave, pois estávamos a um bom tempo sem lançar nada. Clipe temos algumas idéias, que a principio serão colocadas em pratica logo após o lançamento do disco. As participações e produções vão ser reveladas logo mais (risos)!

SS- Quais os planos para o futuro?
Do Savave é o disco e finalizar mais alguns projetos que temos na manga.
Savave ta na casa amigo!

Agradecimentos:
A lista é grande, mas agradecemos a quem estiver lendo isso!

Nenhum comentário: