quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Cidade e a Tribo Skatista

A evolução do skate é algo notável não só no nível de manobras, mas em muitos outros sentidos. O Brasil é um bom exemplo para mensurarmos este fato com o número de praticantes que cresce a cada dia, o mercado que pouco a pouco vem se solidificando, a qualidade das mídias de skate (revistas, vídeos e internet) são só alguns exemplos, mostrando que há muito tempo o skate deixou de ser uma simples brincadeira.
Em 2003 quando iniciei meu trabalho de conclusão de curso para a faculdade de Educação Física me deparei com um grande problema na hora de falar sobre o skate, a quantidade de artigos científicos disponíveis na época, que era muito pequena, realidade bem diferente hoje, onde temos até um circuito universitário de skate.

Nos últimos tempos várias pesquisas surgiram, tomando a prática do skate como tema. Prova desta também “evolução acadêmica” do skate está na publicação do livro “A Cidade e a Tribo Skatista: juventude, cotidiano e práticas corporais na história cultural” escrito pelo Mestre Leonardo Brandão que aborda o skate sob o holofote da história cultural, a partir de suas práticas e representações no espaço urbano.
Este livro é indicado para todos aqueles que queiram pesquisar o skate a partir das mais variadas áreas, seja nas Ciências Sociais, Educação Física, Comunicação Social, História, dentre outras. Vale lembrar que Leonardo Brandão é mestre em História pela UFGD e doutorando pela PUC-SP.
Um livro muito bom e de fácil entendimento, que não pode faltar na coleção de quem estuda e vive o skate, pois este é mais um marco na história do skate nacional. Para adquirir o livro é muito fácil: basta entrar em contato diretamente com o autor através do e-mail brandaoleonardo@uol.com.br , que ele despacha para todo o país.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: