quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A importância do Treinamento Físico no skate

O skate é uma atividade de auto-impacto que vem evoluindo a cada dia, o nível das manobras e os obstáculos onde elas acontecem vem se tornando cada vez mais difíceis. Conseqüentemente o nível de exigência física dos skatistas aumenta a cada dia, para assim poder acompanhar a evolução do skate.

Com isso as palavras equilíbrio, força, resistência, propriocepção, balance, lateralidade passam cada vez mais a fazer parte do vocabulário dos skatistas. Todas estas valências físicas são treináveis e fazem um grande diferencial quando se esta sobre o skate.

O treinamento físico trás para o skatista alem da melhora de performance a diminuição do risco de lesões e diminui o tempo de reabilitação após uma lesão, fatores importantes para se prolongar a vida útil sobre o skate.

Um dos que vem se dedicando a melhora do condicionamento físico é o skatista amador de Guarulhos, Marco Antonio (City Fellaz, Lamina, Converse) que já há algum tempo vem realizando um treinamento específico para o skate aqui na clínica.

Após a realização de algumas avaliações é montada uma periodização do treinamento, e são realizados microciclos específicos visando seus compromissos como viagens, campeonatos, sessões de fotos e vídeos, podendo assim otimizar seu desempenho sobre o skate.

Durante o treinamento são utilizadas diferentes técnicas que vão desde a corrida ao treinamento funcional, passando pela musculação e o fit board, entre outras técnicas, todas elas com objetivos bem definidos e cada uma no seu período ideal de utilização.

O treinamento tem trazido ótimos resultados para o Marco Antonio, quem alem de diminuir muito seu número de lesões tem apresentado um nível altíssimo de skate como podemos ver no vídeo.

Esperamos que cada vez mais skatistas tenham a noção de como é importante o treinamento físico no skate, pois alem da melhora no desempenho, diminui o risco de lesões e aumenta sua vida útil sobre o skate. Quem quiser saber mais sobre o nosso trabalho de condicionamento físico é só entrar em contato.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: