quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O Skate no Chile

Há alguns anos atrás acompanhava as matérias na revista Tribo chamadas “El Truco” que mostravam diferentes picos de skate nos países da América do Sul e ficava encantado, aquilo para mim parecia um sonho, conhecer outros países e de quebra poder andar de skate em picos perfeitos.
No início do ano tive a oportunidade de ir para Buenos Aires na Argentina e conhecer alguns dos muitos picos que a cidade apresenta e logo que retornei ao Brasil, assisti aos vídeos da Öus chamados “Portuñol en las calles”, mostrando um pouco do skate em Santiago durante uma competição de rua diferenciada, o que me motivou ainda mais a conhecer o Chile.





Portuñol en las Calles - Santiago, Chile. from Öus Portuñol en las calles on Vimeo.




Öus no Chile from ÖUS on Vimeo.

Após algumas bonificações da empresa aérea e alguns trabalhos extras para garantir o dinheiro do hotel, parti na ultima semana para conhecer um pouco do skate em Santiago.
Na capital do Chile o skate é muito forte, com vários picos de rua perfeitos, e o melhor sem nenhum tipo de repressão. Muito mármore espalhado por toda a cidade, muitos bancos nas ruas e o chão liso predomina nos parques, monumentos e ruas sendo viável até utilizar o skate como meio de transporte.


No centro da cidade e nos shoppings encontramos muitas lojas que vendem skate e skateshops, mostrando a popularidade e o grande número de skatistas na cidade. É muito comum em vários cantos de Santiago cruzarmos com skatistas andando e manobrando pelas ruas, e o melhor mostrando muita técnica e um skate de alto nível.
As principais mídias do skate chileno são as revistas Descaro, La Tabla e a AM Skate (http://www.amskate.cl/) que tem um site muito legal. Uma das crews mais conhecidas por lá é a Giant Fans que possui alguns vídeo de muita qualidade na internet e que valem a pena serem vistos.





Conheci uma boa quantidade de picos em Santiago e um dos que mais gostei foi o Parque Bustamante, uma área pequena localizada dentro do parque, bem arborizada, com transições bem legais, dois canos sendo um alto e outro baixo, uma área grande para se fazer solo, pole jam alem de outros obstáculos que os locais colocam para saltar. Um clima de paz e tranqüilidade para andar e com uma grande quantidade de bons skatistas, onde espero retornar o mais breve possível.


















Outro local que tive a oportunidade de conhecer foras as cidades litorâneas de Valparaiso e Viña Del Mar localizados a 115Km da capital. Apesar do sol, o forte vento e a água congelante do oceano Pacífico me impediram de entrar no mar e a solução foi ficar remando pela avenida da praia que tem um chão muito bom, varias bordas e alguns manuais. Pelo centro destas cidades ao passar de ônibus foi possível notar que o numero de picos também é grande, mas a falta de tempo me impediu de conhecê-los.








Indico uma viagem para Santiago a todos os skatistas que gostam de andar nas ruas, apesar de não conhecer Barcelona, chego a dizer que Buenos Aires e Santiago seriam a “Barcelona” da América do Sul pela grande quantidade de picos perfeitos, mas com a diferença de que o valor da moeda brasileira é muito maior por aqui, o que facilita a parte financeira da viagem e a torna mais acessível.
No inverno alem do skate, Santiago apresenta o snowboard que é um capítulo a parte e foi a realização de um sonho poder praticar. Portanto se tiver a oportunidade não desperdice e vá conhecer de perto o skate chileno.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: