sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A importancia do Fortalecimento Muscular no Skate

Quando pensamos em algum lugar que possa trazer muitos benefícios para um skatista as primeiras coisas que vem a cabeça são uma pista animal, uma skate plaza, um pico perfeito de rua sem ninguém para atrapalhar o role ou até um pico coberto para poder andar em um dia de chuva. Todas estas alternativas são ótimas, mas pouco prováveis de acontecer em curto prazo e ainda que sejam viáveis a todos os skatistas. Um ótimo local para se conseguir muitos benefícios para qualquer skatista, indiferente de modalidade ou categoria é a sala de musculação em uma academia.
A musculação ou o fortalecimento muscular deve ser utilizado como um verdadeiro suporte às diferentes atividades físicas ou esportes que são propostas ou exigidos do corpo, e o skate que é considerado uma atividade de auto-impacto devido à grande quantidade de saltos e quedas se enquadra perfeitamente nestas atividades que necessitam da musculação como suporte.
A musculação ou o fortalecimento muscular potencializa as ações de músculos, conseqüentemente, aumentando a capacidade nas respostas das articulações, tendões, ligamentos e da maioria dos sistemas. O skate utiliza muita força de membros inferiores, abdômen e tronco na realização das mais diversas manobras e o corpo todo do skatista sofre durante as quedas e acidentes que são comuns no cotidiano de quem pratica, e um corpo fortalecido tem menor propensão a se lesionar.
Alem do trabalho de prevenção de lesões o fortalecimento muscular pode trazer uma melhora da performance na realização do ollie. Segundo o estudo realizado pelo skatista e educador físico Révisson Silva, um indivíduo deve possuir uma força de membros inferiores (medida com uma repetição máxima no “leg press”, que é um aparelho de musculação) de aproximadamente duas vezes e meia o seu peso corporal para que apresente uma boa possibilidade de mover-se e manter seu corpo em movimento em altas velocidades.
A sugestão do seu estudo é que para aumentar a altura do ollie é necessário melhorar a força muscular, até ser capaz de levantar aproximadamente duas vezes e meia o seu peso corporal no leg press, e que a realização de novos estudos possam trazer novas informações a respeito da correlação da força com a altura do ollie.
Portanto não perca mais tempo e comece agora mesmo a realizar um treinamento para fortalecer a musculatura complementando as sessões de skate, minimizando assim o risco de lesões e apresentando uma melhora na altura das manobras, sempre procurando um profissional capacitado e bons locais para o treinamento.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: