sábado, 25 de janeiro de 2020

A SCC no skate

Comum em praticantes de esportes com impactos repetitivos como o skate, a síndrome compartimental crônica é uma doença muscular e nervosa com sintomas que frequentemente aparecem durante a sessão.
A doença é caracterizada por um aumento da pressão no espaço ao redor dos músculos, delimitados pelas fáscias, chamados de compartimento.
Qualquer elevação de pressão dentro desse compartimento pode gerar o quadro, desde o sangramento por uma fratura até um edema muscular, sendo mais comum nas extremidades do corpo. Durante as sessões, há um aumento do suprimento sanguíneo na musculatura com crescimento do volume muscular, podendo pressionar o compartimento e acarretar o problema.
O principal sintoma da síndrome compartimental crônica é a dor na região. Quando aumenta a pressão sobre o compartimento, consequentemente diminui-se o fluxo sanguíneo no local.
Com isso, há o quadro que os médicos chamam de hipóxia, tratando-se da baixa concentração de oxigênio. Além disso, pode ocorrer queimação, aperto, dormência, formigamento e fraqueza.
O tratamento fica a base de alongamentos, liberação miofascial e fortalecimento de toda a musculatura envolvida na região.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: