sábado, 18 de janeiro de 2020

A importancia da avaliação clinica no skate

Se você é do tipo que só vai ao médico quando se sente mal, é hora de rever essa mentalidade. Passar por uma avaliação médica antes de dar o start em mais um ano andando de skate é simples e pode, literalmente, salvar sua vida.
O cardiologista, clínico geral ou médico do esporte vai fazer e pedir exames para saber se você tem alguma restrição para andar e não possui um problema de saúde "silencioso", que pode se manifestar na hora de andar, como doenças do coração, diabetes e pressão alta.
O ideal é que esse check-up seja feito antes de começar a andar e repetido ao menos uma vez por ano, independentemente do seu estilo de vida. A seguir, veja os exames mais indicados.
O primeiro é a Glicemia em jejum que mede a quantidade de açúcar presente no sangue, apontando se há hipoglicemia (quando o nível está baixo) ou hiperglicemia (se está alto). Os dois quadros podem estar associados ao diabetes --por isso a importância do teste.
Já o Colesterol total e frações avalia a quantidade de colesterol e seus subtipos. O teste também pode medir o nível de triglicérides, um outro tipo de gordura. O resultado serve para mensurar o risco de entupimentos das artérias e doenças cardiovasculares causadas por níveis desequilibrados de gordura no sangue. Caso o indivíduo tenha alguma grande alteração nesses indicadores e não tome os devidos cuidados ao andar, há risco de sofrer picos de pressão alta e ter complicações como insuficiência cardíaca e infarto.
Os exames T3, T4 livre e TSH são específicos para acompanhar a saúde da tireoide. Quando ela está em desequilíbrio, pode causar hipotireoidismo (queda na produção hormonal) ou hipertireoidismo (produção elevada). Níveis elevados de hormônio da tireoide podem levar a arritmia cardíaca, aumento de temperatura corporal e destruição muscular com lesão renal, o que pode ser intensificado com o exercício. Pessoas com índices baixos não toleram muito bem o exercício e podem ter mais dores musculares e articulares.
Agora o Eletrocardiograma (ECG) identifica alterações no ritmo cardíaco. Deitado, o paciente recebe eletrodos colocados no tórax, punhos e tornozelos que captam a velocidade e o número de batimentos do coração. O aparelho imprime gráficos capazes de diagnosticar se há arritmia, sopro, inflamação das paredes do coração e até risco de infarto.
O Ecocardiograma é uma espécie de ultrassom do coração, que capta alterações, das grosseiras às mais sutis.
E para finalizar o Teste ergométrico que é feito na esteira com eletrodos que estão ligados a um equipamento que informa sobre como seu corpo reage ao esforço. Avalia o ritmo do coração durante o exercício, o panorama da capacidade física por meio da frequência cardíaca (o que dá uma noção do limite de condicionamento) e a pressão arterial. Todos esses parâmetros podem, ainda, ajudar a identificar um problema chamado isquemia miocárdica, que ocorre quando há um desequilíbrio na oferta de oxigênio para o coração e para o sangue.
Andar de skate traz muitos benefícios à saúde física e mental de quem pratica, porém estar com a saúde em dia é regra principal para andar e colher todos estes benefícios.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: