sábado, 11 de janeiro de 2020

A importancia da pré-temporada no skate atual

O aguardado ano de 2020 chegou, o ano que gerou muitas discussões nos últimos tempos, o famigerado e aguardado ano olímpico. Este ano teremos pela primeira vez na história, o skate dentro das olimpíadas, um formado inédito e que vai trazer novas diretrizes para nossa comunidade assim como ditar tendências para o futuro, em especial pensando no skate como esporte, que precisa de toda uma periodização para os skatistas chegarem no auge da sua forma física e técnica na Olimpíada e em suas competições classificatórias. Pensando desta forma, a pré-temporada tem um papel fundamental em todo ciclo de treinamento, e uma disciplina tem total importância neste período, a fisiologia.
A fisiologia do esporte é uma área da educação física, dedicada a estudar a integração dos sistemas orgânicos através das respostas basais e sobre uma condição de estresse (exercícios físicos), podendo ser eles de efeito agudo ou crônico.
Em outras palavras, é a ciência que analisa e investiga as respostas aos estímulos gerados a curto, médio e longo prazo, proporcionando análises mais precisas sobre a real condição física do skatista. Possibilitando unir a outras informações da equipe multidisciplinar e assim direcionando o melhor planejamento físico e técnico de acordo com os objetivos pretendidos.
Os skatistas são submetidos a uma sequência de testes e avaliações (Força, potência, Resistência, velocidade, entre outras) e que por meio dos resultados, se torna possível compreender como condicionar o corpo e quais os melhores tipos de treino para cada valência, conseguindo um melhor resultado de acordo com os objetivos pretendidos.
A pré-temporada da o direcionamento do que precisa ser aprimorado dentro do ano como por exemplo prevenção de lesões, aprimoramento físico, melhora das habilidades técnicas entre outros objetivos mais específicos.
Portanto não só os skatistas olímpicos precisam ter este tipo de trabalho, não só pensando em competições ou entrar para o “game” mas sim pensando na longevidade sobre o skate e na evolução das manobras.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: