segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

As infiltrações no skate

Quem anda de skate e sofre com artrite, artrose, condropatia patelar e outros problemas relacionados às complicações articulares, possivelmente já deve ter ouvido falar em infiltração. O procedimento consiste na aplicação de substâncias medicamentosas em partes do sistema musculoesquelético com o objetivo de minimizar dores.
Quando um médico recomenda a infiltração, é com a finalidade de tratar a lesão mais próximo possível da sua localização. Embora seja um método mais invasivo, infiltrar acelera o efeito da medicação no organismo.
As aplicações são comumente feitas nas articulações, pois nelas estão a cartilagem articular e os tendões, que são locais frequentes de dores, inflamações e doenças degenerativas. As substâncias usadas são basicamente duas: compostos analgésicos e anti-inflamatórios ou derivados de ácido hialurônico.
As infiltrações analgésicas e anti-inflamatórias, geralmente podem ser repetidas em um intervalo de duas a três semanas no mínimo. No caso da viscosuplementação, o procedimento pode ser realizado por meses seguintes também.
Antes de partir para a infiltração, vale tentar métodos como fortalecimento e fisioterapia. O procedimento realmente só deve ser considerado para casos em que o tratamento inicial, como remédio oral, fortalecimento e fisioterapia, não surta efeito; ou para as lesões crônicas, dolorosas e incapacitantes.
Este tipo de tratamento precisa ser de consenso comum entre médico, skatista e fisioterapeuta para se ter clareza no objetivo a ser alcançado. Infiltrar por conta de uma competição ou tour não parece ser uma ideia boa como muitos imaginam, na maioria dos casos acaba agravando ainda mais o problema, sendo este procedimento o último a ser executado.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: