sábado, 23 de novembro de 2019

A importancia da propriocepção no skate

O joelho é o segundo ponto de lesão mais comum entre os skatistas. Uma das lesões que mais ocorrem no joelho dos skatistas é no LCA (ligamento cruzando anterior).
A ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho (LCA) e sua posterior reconstrução não impedem o retorno as sessões de skate. Porém, alguns cuidados são importantes para evitar uma sequela, que é a diminuição da capacidade de controlar a flexão do joelho.
O processo de reabilitação imediato do LCA envolve, principalmente, ganho da amplitude de movimento normal da articulação, melhora gradativa da força muscular e um trabalho chamado de propriocepção. Propriocepção é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais.
Esse termo, embora conhecido, pode ter uma aplicação prática muito vaga. Treinar propriocepção não é apenas ficar em cima de uma cama elástica, e sim devolver um bom controle neural do membro operado. Ou seja, fazer com o que sistema nervoso central (cérebro) controle adequadamente os movimentos.
Após a cirurgia, é comum que o cérebro iniba o músculo quadríceps (anterior da coxa). Especificamente no skate, essa inibição pode causar uma falta de controle da flexão do joelho, tanto na hora de agachar para dar o ollie, como na volta da manobra onde precisa absorver o impacto.
Essa limitação após anos da reconstrução do LCA. A força muscular e a articulação já estavam normais, porém o skatista não consegue dobrar o joelho, por uma falha no controle neural do movimento. Algo que era para ser apenas passageiro, após a cirurgia, acabou se tornando o novo “padrão normal” do movimento.
Por isso, no processo de reabilitação do LCA, é muito importante treinar o gesto esportivo é indispensável para evitar problemas a longo prazo e restabelecer a biomecânica normal do esporte.
Lembre-se: ande de skate, evolua e divirta-se.

Nenhum comentário: